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Estrada da Circunvalação, junto ao Instituto Português de Oncologia. Estrada Nacional 14, lugar da Pinta. Rua 5 de Outubro, em Gueifães. Via Diagonal, junto às escolas. Fica tudo na Maia. Quatro zonas, o mesmo problema atropelamentos constantes, muitos deles com consequências mortais. Para acabar de vez com estes quatro "pontos negros para peões", a Câmara da Maia resolveu instalar semáforos. Equipamentos de "última geração", garante a Autarquia. "Estamos a resolver um problema que competiria ao Estado, nas estradas nacionais", observou o presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes.
"Durante anos, estes foram pontos negros das estradas da Maia, contabilizando-se inúmeros prejuízos materiais e dezenas de atropelamentos, na sua maioria mortais. A colocação destes semáforos veio resolver o problema", refere a Câmara.
Em mais dois pontos
Bragança Fernandes revelou que já estão a ser instalados semáforos em mais duas zonas perigosas para peões, designadamente em Santa Cristina e no entroncamento da EN105-1 com a EN105-2, na freguesia de Folgosa.
O investimento da Câmara da Maia na eliminação destes pontos negros ascende a cerca de 100 mil euros. "Os semáforos utilizados são de última geração - iluminação por led, alimentada a energia solar e com controlo automático de velocidade", indica o comunicado do Câmara.
"A utilização deste tipo de sinalização luminosa permite uma maior poupança também em termos de custos de manutenção", esclarece ainda a Autarquia, que anuncia a intenção de avançar com aquele tipo de semáforos em todo o concelho. Uma implementação que será feita de forma "paulatina", salvaguarda.
Vantagens do sistema manutenção mais barata, maior poupança na factura energética e melhoria das condições de visibilidade e segurança rodoviária.
No comunicado enviado à Imprensa, a Câmara da Maia assegura ter sido uma das primeiras autarquias do país a apostar neste tipo de tecnologia.