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As televisões portuguesas de sinal aberto emitiram mais anúncios durante os primeiros nove meses do ano do que no mesmo período de 2004, com a TVI a deter o maior número de inserções, segundo divulgou a Marktest. De acordo com esta análise, citada pela agência Lusa, entre Janeiro e Setembro de 2005 os ecrãs da RTP1, 2, SIC e TVI passaram mais de 642 mil "spots" publicitários, um número que representa um acréscimo de 7,5% relativamente a igual período do ano anterior, altura em que foram emitidas 600 mil peças publicitárias.
Na repartição dos anúncios por canais, a Marktest verificou que mais de um terço (37,1%) destas inserções foram transmitidas na TVI, enquanto a SIC passou 36,2%, seguida da RTP1 com 21,4% e da 2 com 5,2%.
Nos primeiros nove meses de 2005 passaram uma média de 588 anúncios por dia e por canal. No mesmo período em 2004, o número médio era de 545 "spots" diários por estação. Foi no mês de Maio de 2004 que as televisões emitiram mais anúncios, num total superior a 75 mil, 13% do total inserido nos primeiros nove meses desse ano.
Em 2005, foi em Julho que mais anúncios foram apresentados por estes canais, um número que ultrapassou as 80 mil inserções, representando 12,5% do emitido até Setembro. Janeiro foi o mês que registou a maior variação homóloga, com um crescimento de 22,8% face a igual mês de 2004, enquanto Abril e Setembro foram os períodos que apresentaram o menor crescimento do número de peças publicitárias.
