Corpo do artigo
Ruca, o simpático menino de cabelo rapado e boné que é muito popular junto das crianças, está prestes a subir a vários palcos deste país para fazer as delícias dos mais pequenos.
O espectáculo musical "Ruca ao vivo" estreia amanhã no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, mantendo-se nessa sala até domingo. Na próxima semana, entre 27 e 29, Ruca subirá ao Coliseu do Porto. A 20 de Maio será a vez de o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz receber o musical. Outras datas serão divulgadas num futuro breve. Os bilhetes, com preços que oscilam entre os 15 e os 35 euros, já estão quase esgotados para as 18 apresentações.
"Ruca ao vivo" é um musical infantil cantado em português e cuja acção se desenrola em torno da personagem principal, dos seus pais, da sua irmã, do seu gato Riscas e dos seus dois amigos Luís e Clementina.
Além da música, a peça tem vários efeitos especiais e mensagens bastante positivas e didácticas indicadas para crianças em idade pré-escolar, focando valores como a importância da família, o respeito pelos outros, a descoberta, a aprendizagem, a partilha ou a generosidade. No cenário, com nove metros de boca de cena e oito metros de profundidade, não faltam árvores verdejantes, um céu azul ou um enorme sofá. Os fatos das personagens são bastante fiéis às versões originais e distinguem-se por uma certa leveza que permite bastante agilidade aos actores. Isto porque durante os 90 minutos do show (com intervalo de 20 minutos) não vai faltar muita dança e interacção com a plateia. O sistema de luz e som tem uma potência total de 100 mil watts.
Recorde-se que o Ruca tornou-se bastante popular no Canadá no início da década de 90, tendo vendido qualquer coisa como cinco milhões de livros. Mais tarde, em 1997, foi adaptado para série televisiva, tendo sempre sido um dos programas mais vistos junto das crianças. Actualmente, está no ar em 15 países. Em Portugal, conta com um clube de fãs e é a série líder no seu segmento.
