Corpo do artigo
Está confirmado - é um lançamento simultâneo "Star wars - Episódio III: A vingança de Seth" chega às salas de cinema no dia 19 de Maio. A estreia mundial, para a qual se anuncia uma poderosa manobra de marketing, também abrange os cinemas portugueses.
"A vingança de Seth", de novo com realização do seu criador original, George Lucas, é o derradeiro capítulo de um saga que remonta já a 1977, ano de estreia do primeiro episódio daquela que é a mais célebre de todas as séries de ficção científica do cinema. O novo filme, cujos contornos da história continuam mantidos em absoluto segredo - George Lucas encontra-se ainda na fase de pós-produção da película - revelará finalmente o lado negro do cavaleiro Anakin Skywalker , que se transformará, como é sabido, no diabólico Darth Vader, assumindo o irrevogável caminho para o lado negro da Força. Hayden Christensen retoma o duplo papel. Ewan McGregor também regressa como Obi-Wan Kenobi e Natalie Portman reassume a sua personagem de senadora Amidala.
Enquanto o mundo espera a estreia - seguramente a mais aguardada do ano para o grande público; o episódio anterior, "O ataque dos clones", é de 2002 -, a revista norte-americana "Vanity Fair" publica na sua edição de Janeiro um número especial com uma ampla reportagem sobre a nova película, oferecendo ainda a reposição de fotografias célebres de Annie Leibovitz. A fotógrafa americana cumpriu a tradição de imortalizar as personagens e os actores que lhes dão corpo desde o início da saga.
Prato forte da "Vanity Fair" é também uma série de confissões inéditas de George Lucas, nas quais o autor reflecte sobre a natureza das suas personagens e, concretamente, a forma como vê Darth Vader. Diz Lucas "Ele não deve ser considerado um monstro (...), mas sim um pobre homem que fez um pacto com o Diabo e perdeu".
