Corpo do artigo
Ronald Koeman tem muitas mais dúvidas do que certezas para o jogo de hoje (21.15 horas/SportTV), frente ao Belenenses. O treinador do Benfica não pode contar com Quim, Simão, Miccoli e Karagounis (todos lesionados) e com o castigado Petit. Aparentemente, só a questão da baliza está resolvida, com mais uma chamada do jovem Rui Nereu, mas quanto aos restantes lugares, torna-se um verdadeiro desafio à imaginação descobrir quais as soluções que o holandês terá na manga. Mas, como o próprio disse ontem, na conferência de Imprensa em que perspectivou o jogo, "não é hora de nos queixarmos, mas sim de jogar bem e ganhar".
Foi assim um Koeman confiante que surgiu no final do treino - realizado à porta fechada, no Estádio da Luz -, pese embora a maré de contrariedades com que se debate. "Este não é o momento de nos lamentarmos", repetiu, acrescentando que, "apesar de ser um jogo difícil, o Benfica tem obrigação de ganhar". "O melhor é concentrarmo-nos nos jogadores que temos disponíveis. E temos elementos no plantel com qualidade, como amanhã (hoje) farão questão de demostrar", justificou.
Depois de uma sequência brilhante na Liga, com cinco triunfos consecutivos, que levou a equipa encarnada a espreitar o topo da tabela, chegou o reverso nas últimas três jornadas, em que os encarnados perderam sete pontos e caíram para a sexta posição. Uma descida abrupta, que obriga a uma recuperação pontual imediata, como o holandês fez questão de frisar ontem.
Não perder até ao Natal
"É verdade que não ganhámos os últimos três jogos da Liga. Por isso, temos de ganhar hoje e os próximos para encurtar distâncias. Isso é que é fundamental. Até ao Natal não podemos perder mais pontos", destacou o holandês, antes de voltar a pronunciar-se sobre o anormal número de lesões com que se debate actualmente. "As lesões fazem parte do futebol, porque o calendário é actualmente impressionante. Entre Novembro e Dezembro o cansaço é bem evidente, pelo que as lesões vão aparecendo com maior frequência", referiu, destacando, porém, que a equipa tem tido, a par disto, "algum azar", aludindo directamente "aos jogadores que recuperam e depois acabam por sofrer recaídas".
No caso de hoje, a chamada de Rui Nereu volta a ser uma realidade, depois de nova paragem de Quim. Um recurso que, no entanto, não preocupa o treinador, que ontem deixou um voto de confiança ao jovem guarda-redes. "É um jogador com qualidade e futuro, apesar de não ter a experiência de Quim. Mas já demonstrou com a Naval e com o Villarreal que será um excelente guarda-redes", sublinhou.
A pressão e Couceiro
O Belenenses é o opositor de hoje e o técnico mostra-se consciente das "aflições" com que os azuis chegam à Luz. Questionado sobre as declarações de José Couceiro, ao longo da semana - que afirmou este ser "o jogo do título para o Benfica" - , como que a sacudir a pressão do jogo para o lado das águias, Ronald Koeman deixou uma indirecta ao seu homólogo. "Leio os jornais e noto que ele tem falado muito do Benfica. Acho que deveria preocupar-se mais com a sua equipa. Quanto à pressão, já estamos habituados a ela. Quando não ganhamos um jogo, ficamos logo sujeitos a ela".
A finalizar, o técnico encarnado referiu que a equipa terá hoje uma postura diferente da que exibiu em Paris, diante do Lille. "São circunstâncias diferentes. Frente ao Belenenses, teremos de ser mais atacantes. Nem podemos de pensar de outra forma. Vamos jogar bem e ganhar", rematou.
João Pereira na equipa B
Relativamente à equipa inicial, foram testadas várias soluções, sem, no entanto, que se torne possível arriscar com segurança o "onze" que Koeman irá escalar.
Da lista de convocados, a maior novidade é, ainda assim, a exclusão de João Pereira, por opção técnica. O jovem lateral direito foi convocado para a equipa B, que defronta o Casa Pia, em jogo da 2.ª Divisão Nacional. Não se trata, porém, de qualquer castigo, mas apenas uma decisão que visa dar oportunidade de competir ao atleta.
Frente ao Belenenses, o mais provável é que a defesa regresse ao modelo habitual - com a variante de Nélson subir para o meio campo e Alcides jogar a lateral direito. Geovanni na esquerda e Karyaka ao lado de Nuno Gomes são as outras mudanças previstas.
"Tenho de estar preocupado"
Depois de várias jornadas sem abordar as questões de arbitragens, Ronald Koeman referiu-se nos últimos jogos a alegados erros dos juízes que, em seu entender, acabaram por prejudicar a sua equipa. Em vésperas da recepção ao Belenenses, e quando questionado se estaria preocupado com as situações que têm acontecido nas últimas jornadas, o treinador benfiquistas foi lacónico na resposta. "Tenho de estar preocupado. Não estou tranquilo porque vi coisas que não são normais na arbitragem", referiu.