OE2008: Deputados do PS satisfeitos com aumento de 27 por cento no PIDDAC para Portalegre
Corpo do artigo
Portalegre, 21 Nov (Lusa) - Os deputados socialistas eleitos por Portalegre garantiram hoje que o Plano de Investimentos do Estado para 2008 prevê "um aumento de 27 por cento" no investimento na região, o que consideraram ser "uma vitória para o distrito".
"O Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para o distrito passou de 36 para 45 milhões de euros, o que representa uma evolução de 27 por cento, em relação ao ano anterior", declarou Miranda Calha.
Congratulando-se com as verbas inscritas no PIDDAC para o distrito, Miranda Calha e Ceia da Silva salientaram que também se regista uma "evolução de recursos" para as autarquias locais.
"As autarquias locais beneficiam de uma evolução positiva de 05 por cento, tal como está consignado na lei", referiram, em conferência de imprensa.
Miranda Calha considerou que o aumento das verbas inscritas em PIDDAC para Portalegre traduz "uma vitória para o distrito", uma vez que a região, em comparação com outras zonas do país, "não ficou nos últimos lugares".
"Existe uma evolução nestas verbas que para nós são significativas e importantes", realçou.
No que toca à componente social, os deputados destacaram o facto de o Orçamento do Estado (OE) prever o alargamento do complemento social para os idosos carenciados com mais de 65 anos.
"Para nós, como região envelhecida que somos, é uma boa medida", sublinhou.
Miranda Calha referiu, ainda, que as políticas de apoio à natalidade constituem também "um estímulo às populações da região".
"Como estamos numa zona com uma baixa taxa de natalidade, estes benefícios concedidos pelo Governo são uma mais valia, uma boa oportunidade para inverter o quadro que possuímos na região", concluiu.
HYT/MLM.
Lusa/ Fim
