Os primeiros dos quatro mil quilos de farinha que serão usados na confecção de um gigantesco pão com chouriço, que pretende ser o maior do Mundo, começam a ser amassados hoje à tarde, em Viseu.
Uma equipa liderada por José Carlos Ferreira deverá meter as mãos na massa a partir das 17 horas e, até ao próximo domingo, conseguir fazer um pão com chouriço com mais de um quilómetro e cerca de oito toneladas, tamanhos que lhe permitirão entrar para o "Guinness", livro dos recordes mundiais.
"Estão todos motivados e com muita vontade de começar" disse José Carlos Ferreira.
A gigantesca receita leva 4000 quilos de farinha, 150 quilos de fermento, 2400 litros de água, 40 quilos de sal, 75 quilos de manteiga pura e tonelada e meia de chouriço.
Já ensinados pela experiência da confecção da maior broa do Mundo, em Novembro de 2003 (402 metros de comprimento e 4.190 quilos de peso), os padeiros sabem que terão de lutar contra o sono.
O pão ficará com 23 centímetros de largura e oito a dez de altura e será cozido a 235 graus na parte de cima e 250 graus no tabuleiro, num forno em forma de túnel, de onde é puxado por um tapete inox que andará a 9,40 metros por hora.
Quando o pão com chouriço com mais de um quilómetro estiver confeccionado, será cortado em fatias e colocado dentro de sacos com uma garrafa de vinho e informações sobre Viseu.
Os sacos serão depois vendidos aos milhares de visitantes que são esperados na Avenida da Europa, onde o pão será confeccionado, e as receitas reverterão a favor de três instituições - a Caritas, a Cruz Vermelha Portuguesa e a associação Balsa Nova.
