Corpo do artigo
Um pelotão de dragões, em ordem unida, foi avistado, ontem, nas matas de Doorwerth, aqui na Holanda, num passeio de bicicletas todo-o-terreno. Foi o treino matinal dos jogadores do F.C. Porto, uma fuga à rotina e um exercício de fortalecimento do espírito de grupo que Co Adriaanse tanto apregoa. Onde o treinador voltou a meter-se com Léo Lima e onde Jorge Costa reclamou "capacetes XXL". Só para quem quisesse enfiar a carapuça.
O professor de Desporto Co Adriaanse tem um conceito de que não abdica o "team building", qualquer coisa como construção do espírito de equipa. Para praticar o princípio, o ideal talvez fosse arranjar um enorme "shell-32", com todos os futebolistas do F.C. Porto a remar no mesmo sentido. Como não há embarcações tão grandes, nem pistas de remo nem canais por perto, o treinador holandês socorreu-se de uma instituição nacional para treinar o sentido gregário colectivo: pegou nos rapazes e levou-os por um passeio de bicicleta BTT, entre a especulação vegetal de Doorwerth; foram 35 quilómetros de exercício e oxigenação entre as verdíssimas matas holandesas. E ai de quem não pedalasse na mesma direcção...
O passeio serviu com exercício de descontracção e de fuga à rotina de bola, muita bola, e de ginástica, muita ginástica. Co Adriaanse explica "A ideia foi fazer algo diferente do treino habitual, que envolvesse todo o staff e não apenas os jogadores. Todas as pessoas que rodeiam a equipa são muito importantes e fazem parte da família. Este conceiro de "team building" é muito importante para o fortalecimento dos laços entre todos".
Consta (não há registos fotográficos nem qualquer outra imagem) que houve algumas quedas, mais ou menos aparatosas, mas que não tiveram consequências além da gargalhada geral.
"Duas semanas de trabalho sem qualquer dia longe do relvado seria demasiado. Fizemos esta quebra a meio do estágio precisamente para descontrair", explica Adriaanse, ele que, ainda antes do passeio, tratou de aligeirar o ambiente, atirando-se, outra vez, a... Léo Lima.
Após o curso intensivo, de alguns minutos, ministrado por um instrutor de BTT, que ensinou os jogadores a lidar com a máquina, Co Adriaanse pediu aos craques que fossem cuidadosos, que evitassem quedas e lesões. E dirigiu-se a um muito particularmente "Entendes, Léo? 'No injuries', Léo!". Entre a gargalhada dos colegas, o brasileiro parecia ainda estremunhado e aturdido pelos raspanetes que o treinador lhe deu no treino de quinta-feira: "Hã!".
E lá foram todos a pedalar, alguns com evidentes dificuldades no manuseamento do material. E sempre com "bocas" à mistura "Não há por aí capacetes XXL?", perguntou Jorge Costa. "É que a alguns bem lhes servem...", respondeu o capitão.
