Corpo do artigo
Dois estudantes de Arquitectura, em estágio na Câmara Municipal de Santa Comba Dão, estão a realizar o "levantamento rigoroso" do núcleo histórico da sede de concelho, ferramenta que a Autarquia considera "indispensável" para a elaboração dos Planos de Urbanização e Reabilitação Urbana (PURU).
"Poucos municípios no país dispõem de um PURU. Nós temos o Plano Director Municipal (PDM), fazemos Planos de Pormenor (PP), mas falta-nos um instrumento de planeamento mais abrangente que nos permita, com rigor, planear o futuro da sede do concelho, numa primeira fase, e, a seguir, das sedes das nove juntas de freguesia", explicou João Lourenço, presidente da Câmara de Santa Comba Dão.
No terreno desde Fevereiro, os estudantes de Arquitectura deverão dar o seu trabalho por concluído em finais de Junho. "Nessa altura, o processo será encaminhado para o Gabinete de Planeamento da autarquia, que estará em condições de iniciar os procedimentos para a elaboração dos Planos de Urbanização e de Reabilitação Urbana", explicou o autarca.
Sobre a importância que atribuiu ao trabalho em curso, João Lourenço dá um exemplo "O concelho de Viseu tem um Plano de Urbanização desde a década de 50. Com o crescimento e de-senvolvimento dos últimos anos, que seria do concelho se aquele documento não existisse?", interroga.
Planos de intervenção terão discussão pública
Concluída a parte burocrática, os futuros planos de Urbanização e Reabilitação Urbana de Santa Comba Dão serão sujeitos, durante um mês, a um processo de discussão pública. João Lourenço calcula que só a partir de Agosto o Gabinete de Planeamento esteja em condições de avançar com a sua elaboração definitiva. "Tenho de realçar a colaboração dos habitantes do centro histórico da sede de concelho que têm aberto as portas das suas habitações, literalmente, para a realização deste trabalho", realçou o autarca.