Corpo do artigo
Aselecção portuguesa de voleibol inicia hoje, frente à Indonésia, na Nave de Espinho, a luta por uma das últimas três vagas ainda em aberto para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Uma semana após ter falhado o apuramento directo, mas de ter garantido o playoff para o Campeonato da Europa de 2009, na Póvoa de Varzim, Portugal joga o tudo por tudo para se estrear nos Jogos Olímpicos.
A Polónia, vice-campeã mundial em título e a mais conceituada das selecções presentes em Espinho, Porto Rico e Indonésia são os obstáculos que Portugal terá de ultrapassar para marcar presença em Pequim. "Os jogadores estão completamente imbuídos desse espírito e compenetrados no objectivo de virar uma página de ouro no Voleibol português", referiu o seleccionador nacional, o brasileiro Jorge Schmidt.
O treinador acrescentou que até já pediu aos jogadores - em relação ao grupo de qualificação para o Europeu - "para se soltarem mais e deixarem sair aquela alegria que é uma das suas características".
"Ninguém duvide que Portugal joga para vencer. Sabemos das dificuldades, mas isso não nos assusta minimamente", referiu Jorge Schmidt, acrescentando que a selecção lusa já tem os adversários bem estudados.
De acordo com o seleccionador, "a Indonésia não é uma selecção tão comum como se diz; Porto Rico tem um jogador, Hector Soto, que apresenta uma qualidade de ataque impressionante; e a Polónia traz dois ou três jogadores que não fazem parte dos 12 jogadores habitualmente convocados".
"Estamos conscientes do nosso valor e contamos com o apoio dos portugueses. Estamos à espera de ver a Nave de Espinho cheia de pessoas a apoiar incondicionalmente a selecção neste momento que pode ser histórico para o desporto português", adiantou.
O seleccionador Jorge Schmidt convocou os mesmos 12 jogadores que utilizou a semana passada na Póvoa de Varzim André Lopes, João Malveiro, Roberto Reis, Carlos Teixeira, Hugo Gaspar, Nuno Pinheiro, João José, Valdir Sequeira, Flávio Cruz, Rui Santos, Diogo Frada e Eurico Peixoto.
Calendário
Hoje Indonésia-Portugal, 19 horas; Polónia-Porto Rico, 21 h.
Amanhã Indonésia-Polónia, 15 h; Portugal-Porto Rico, 17 h.
Depois de amanhã Porto Rico-Indonésia, 15 h; Portugal-Polónia, 17 h.