Celebrar a amizade e e a solidariedade entre os povos português e cabo-verdiano é o objectivo do especial da "Praça da Alegria" que vai para o ar esta noite, em directo, a partir da Cidade da Praia, em Cabo Verde. A emissão assinala o 30º aniversário da independência deste país, mas também o encontro entre as duas culturas, com características muito próprias, mas que partilham a mesma língua.
Trata-se de uma operação montada em conjunto com a Televisão de Cabo Verde (TCV) e que será transmitida em directo por esta estação, bem como pela RTP1, África e Internacional.
"Uma só voz" foi o nome escolhido para a emissão, que conta com a apresentação de Jorge Gabriel e Matilde Dias, da TCV. Nuno Santos, director de Programas da estação pública, explicou ao JN que além de Jorge Gabriel, o programa vai ter uma estrutura semelhante e conta com alguns dos profissionais e dos meios técnicos da "Praça", que trabalharão em conjunto com os da TCV.
Esta não é a primeira vez que a "Praça da Alegria" sai de Portugal. Em 2003 acompanhou o F.C. Porto a Sevilha, para a final da Taça UEFA, e no ano passado, a presença do clube das Antas na final da Liga dos Campeões levou a equipa até Gelsenkirchen. Desta vez, o motivo não se prende com o futebol, mas sim com as comemorações do 10º aniversário do programa bem como o facto de, durante muito tempo, este ter sido o único que chegava em directo às comunidades, além da Informação. Sexta-feira, a "Praça da Alegria" volta a sair dos estúdios. Desta vez para uma emissão a partir do arquipélago dos Açores. No dia 26 realiza-se a já tradicional festa do dia dos avós, que tem lugar no Parque das Nações.
Emissão especial para assinalar o 30.º aniversário da independência Programa destaca afinidades entre as duas culturas e é montado pelas duas operadoras de TV
Luís Represas
e artistas cabo-
-verdianos
Pelo palco instalado na Praça Zé Moniz passarão amostras do artesanato, gastronomia e pintura cabo-verdiana. Serão ouvidos os testemunhos de portugueses a residir no país e de jovens cooperantes. A parte musical será assegurada por muitos artistas cabo-verdianos, com Rosa Mestre, Grupo Ferrogaita, as Batuqueiras e Sofia Barbosa, vencedora da primeira edição da "Operação triunfo". Da parte portuguesa estarão presentes Luís Represas e Ana Moura.
