Corpo do artigo
Funchal, 18 Abril (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, dedica hoje todo o dia do programa da visita oficial que efectua à Madeira ao Porto Santo, a segunda ilha habitada do arquipélago.
Cavaco Silva inaugura a mais recente e primeira unidade hoteleira do Grupo Pestana (o maior grupo turístico português) na denominada Ilha Dourada, que tem como ex-libris a sua praia de areia fina e amarela com cerca de nove quilómetros.
O chefe de Estado começa o dia com uma sessão de boas-vindas na Câmara Municipal do Porto Santo, fazendo em seguida um passeio a pé até ao molhe, antes de deslocar-se para o Porto Santo Golfe (campo com 18 buracos), onde almoça como convidado do presidente da autarquia local, Roberto Silva.
No princípio da tarde, Cavaco Silva inaugura o Pestana Porto Santo, uma unidade hoteleira com 275 quartos, 150 dos quais são suites destinados a acolher famílias.
Depois, parte para o "Colombo's Resort", um complexo turístico do Grupo SIRAM que deverá abrir até ao final de 2008, num investimento de 125 milhões de euros, projectado pelos arquitectos Ricardo Bofill e João Caíres, que é composto por um hotel de 5 estrelas (Sheraton), um vacation club, apartamentos, vilas, restaurantes, bares e por um casino.
Quanto ao mais recente hotel do Grupo Pestana - Pestana Porto Santo - fica situado junto à praia.
A nova unidade está implantada numa área de 15 mil metros quadrados de jardins e duas piscinas, tendo representado um investimento de 35 milhões de euros.
O hotel abriu ao público em Março e oferece ainda quatro restaurantes, três bares, duas salas para reuniões, um SPA, um "kids" clube, um court de ténis e emprega 185 pessoas.
Ainda no âmbito da animação, o Pestana Porto Santo dispõe de um espaço - uma discoteca ao ar livre - destinado aos jovens que acorrem à ilha durante o Verão.
"O hotel abriu há um mês e, na semana da Páscoa, estivemos com uma ocupação hoteleira de 100 por cento e as perspectivas para o Verão são muito boas", disse, à agência Lusa, Patrícia Reimão, responsável pela área de imagem e comunicação do Grupo Pestana.
Entre Maio e Outubro, o destino turístico do Porto Santo será também beneficiado com uma linha aérea charter semanal do Reino Unido do operador do Grupo Pestana Atlantic Holidays, com um Boeing 737 - 800 com capacidade para 189 lugares.
O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Roberto Silva, disse à Lusa ser "uma honra receber o Presidente da República e uma oportunidade para mostrar ao professor Cavaco Silva a transformação que também ocorreu nos últimos anos nesta ilha".
"A inauguração do novo hotel do Grupo Pestana é o arranque de um novo ciclo turístico do Porto Santo que, até ao final do ano, terá uma oferta de 4.000 camas, mais do dobro que tem actualmente", acrescentou.
Roberto Silva considera que a ilha terá dentro de 12 a 15 anos uma "oferta de sete mil camas", "havendo já um outro investimento turístico-imobiliário na forja do Grupo Pestana".
A ilha do Porto Santo, com cerca de 5.200 habitantes, mas com uma população flutuante no período estival de cerca de mais de 20 mil pessoas, é um destino turístico procurado pela sua praia de nove quilómetros de areia fina e amarela cuja composição oferece propriedades terapêuticas sobretudo ao nível do tratamento de doenças da pele e reumatismo.
Foi em 1418 que os navegadores portugueses, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, aportaram nesta pequena ilha no meio do Atlântico que se tornou o primeiro "porto" para as grandes viagens desencadeadas na época dos descobrimentos.
O Porto Santo é também conhecido pelo facto de ter sido o local escolhido como local de residência por Cristóvão Colombo, após o seu casamento com Filipa Moniz, a filha de Bartolomeu Perestil, uma estadia que está hoje registada numa casa situada no centro da Vila, a Casa Museu, onde o navegador genovês, na posse de alguns mapas, preparou a viagem que levou à descoberta da América.
EC/AMB
Lusa/fim
