A polémica iniciada após a estreia, no Brasil, de "Cobras e Lagartos" (novela já assegurada para ser exibida pela SIC), está a ser levada até às últimas conseqüências. A Videofilmes, produtora de Walter Salles Jr. - realizador de "Central do Brasil, que concorreu aos Oscares - decidiu processar por plágio a obra do autor João Emanuel Carneiro.
O cineasta diz que o protagonista de "Cobras e Lagartos", interpretado por Daniel de Oliveira, é um plágio da longa-metragem "Linha de Passe", cujas filmagens irão começar em Junho. A Videofilmes informou que o autor da novela da Globo será notificado judicialmente por plágio e, após receber a notificação, terá dez dias para se pronunciar sobre reparação ou indemnização. O cineasta disse que está a pensar refazer o guião do filme.
Carneiro, que trabalhou em dois filmes de Salles, escreveu a primeira versão de "Linha de Passe", baseado na ideia original do cineasta. Mas, nesse momento, a personagem ainda não tinha sido criada. Ainda que ele tenha lido a nova fase do guião.
A Globo já optou por regravar sete cenas da novela, para mudar certos pormenores à personagem. Mas as modificações não foram suficientes, segundo Salles. "É difícil descrever a sensação que se tem quando um trabalho de quatro anos é colocado em risco de forma tão irresponsável. A tristeza é ainda maior quando a rasteira é dada por um ex-colaborador", disse à Folha de S. Paulo.
