Corpo do artigo
Qual o peso dos milhões da Liga dos Campeões no orçamento do F. C. Porto para a temporada de 2008/09? Tomando como exemplo a época passada, na qual as receitas da campanha realizada na Champions rondaram os 12 milhões de euros, o F. C. Porto sofrerá um rombo de 20 a 25% do orçamento para 2008/09 se não estiver na Liga dos Campeões. No caso de serem impedidos de participar na competição, os dragões perderão de forma imediata os três milhões garantidos pela participação na fase de grupos, mais os 2,4 milhões assegurados por cada um dos seis jogos disputados nessa fase, os 600 mil euros por cada eventual vitória, os 300 mil por cada empate, as receitas de bilheteira (rondam o milhão de euros por cada partida realizada no Estádio do Dragão), para além dos 2,2 milhões atribuídos pela passagem aos oitavos-de-final, que os portistas conseguiram, por exemplo, nas duas últimas épocas.
Como ficará o plantel portista no caso de ausência da Liga dos Campeões? Sem os milhões da Champions, e sem a montra que a prova indiscutivelmente representa para um clube habituado a ter jogadores a actuar ao mais alto nível para assim atrair o interesse dos "tubarões" europeus nos seus serviços, o F. C. Porto deverá ser obrigado a vender mais pérolas do plantel, tendo em conta a necessidade de equilibrar o orçamento. Depois da transferência de Bosingwa para o Chelsea, anunciada há cerca de três semanas, e que rendeu aos dragões cerca de 20 milhões de euros, jogadores como Quaresma, Lucho González, Lisandro López, Bruno Alves ou Raul Meireles, que têm a cotação em alta no mercado internacional, poderão seguir as pisadas do lateral-direito e rumar a um clube estrangeiro, enfraquecendo a equipa orientada por Jesualdo Ferreira.
Que implicações terá a possível suspensão da UEFA ao F. C. Porto para as outras equipas portuguesas que participam nas competições europeias? Se o F. C. Porto for castigado, os grandes beneficiados serão o Benfica e o V. Guimarães. A equipa minhota entrará directamente na fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o clube da Luz passará da Taça UEFA para a a terceira pré-eliminatória de acesso à próxima edição da Champions. O Braga também sairá a ganhar, uma vez que não necessitará de jogar na Taça Intertoto para conseguir um lugar europeu em 2008/09, juntando-se assim ao V. Setúbal e ao Marítimo na primeira eliminatória da Taça UEFA.O Sporting manterá o seu lugar directo na fase de grupos da Liga dos Campeões e Portugal deixará de ter representantes na Intertoto, uma vez que a UEFA chumbou todas as candidaturas para além da que foi apresentada pelo Braga.