Corpo do artigo
Sete bandas, dos Estados Unidos, Suécia, França e Portugal, participam, a partir de hoje, no AngraJazz, um festival anual promovido em Angra do Heroísmo, pelo município local, desde 1999.
Os concertos do festival, que se prolongam por quatro dias, vão reunir no Centro Cultural de Angra os norte-americanos Herbie Nichols Project, Mark Murphy Quintet e Wycliffe Gordon Quintet.
Os franceses do quarteto de Bereli Lagrene são as outras presenças estrangeiras previstas, estando igualmente agendados concertos pelo Paula Oliveira Quarteto e pela orquestra Angrajazz.
Segundo a organização do festival, dos 29 concertos realizados nas edições anteriores, cinco foram incluídos pela crítica nacional da especialidades na lista dos melhores do ano - Frank Morgan Quintet (2000), Gary Bartz Quartet e Mário Delgado Projecto Filactera (2001), Russel Malone, Benny Green, Ray Drumond Trio e Big Band do Hot Clube de Portugal (2002).
Como iniciativa paralela aos espectáculos, a Associação Cultural Angrajazz, que organiza o festival, promove acções de formação destinadas a músicos locais, de que resultou a formação, em 2002, de uma banda própria.