Corpo do artigo
A Movieplay Portuguesa edita hoje em duplo álbum uma antologia dos êxitos de Fernanda Maria, considerada uma das figuras mais marcantes do fado do século XX.
A antologia, organizada pelo estudioso de fado José Manuel Osório, reúne 30 sucessos da fadista, incluindo "Negro ciúme" (Domingos G. Costa/Raul Fe rrão), "Não passes com ela à minha rua" (Carlos Conde/Miguel Ramos) e "Ás de espadas" (Eduardo Damas/Manuel Paião).
Fernanda Maria "é não só uma das figuras mais marcantes do século XX, c omo a maior entre as actuais, a grande herdeira dos maiores intérpretes de reper tório tradicional", afirmou à Lusa José Manuel Osório.
O duplo álbum procura ser um compromisso "entre o melhor que há gravado da Fernanda Maria e uma perspectivas das grandes vendas que tiveram outros fado s seus", explicou.
Segundo Osório, "há mais de 80 discos" da fadista, entre singles, EP e LP.
A maioria das gravações é da década de 1960, sendo as mais antigas (quatro) de 1962 e a mais recente de 1973, "A candeia" (Frederico de Brito/Joaquim Campos). Entre as quatro mais antigas, José Manuel Osório salientou à Lusa "as magníficas interpretações" de "O meu marialva", de Frederico de Brito, na música do fado triplicado de José Marques, e "Aquelavelhinha", de João Linhares Barbosa, no fado cigana de Armando Machado.
O duplo álbum reúne num CD os fados ditos tradicionais (sem refrão e apenas acompanhados à guitarra portuguesa e viola) onde se inserem os citados pelo estudioso, e num outro CD os fados musicados (com refrão quer apenas acompanhados à guitarra e à viola, quer com orquestra).
