Corpo do artigo
regresso do duo dinâmico
Quando "Relatório minoritário" explodiu nas salas em 2002, o mais que provável ficou provado no expoente máximo das suas carreiras, Steven Spielberg e Tom Cruise fazem uma dupla fenomenal. Seria uma mera questão de tempo até que os dois se reunissem de novo, e o projecto escolhido foi "Guerra dos mundos", adaptação do romance clássico de H.G. Wells, que Orson Welles utilizou para montar um espectacular embuste radiofónico que pôs os Estados Unidos em pânico na década de 30. Há muito que Spielberg queria filmar a inesperada e brutal invasão extraterrestre do planeta Terra, mas a estreia, em 1994, de "Dia da independência", fê-lo adiar o projecto.
Como é próprio do cineasta, o filme acrescenta à história original um drama familiar que gira em torno de Ray (Tom Cruise), um homem simples de Nova Jérsia cuja vida está um caos, e os dois filhos, interpretados por Justin Chatwin e a menina-prodígio Dakota Fanning.
"Guerra dos mundos", que custou cerca de 130 milhões de dólares, marca ainda uma mudança de abordagem por parte de Spielberg às criaturas alienígenas. Aqui, os visitantes de outro planeta não são simpáticos e bem-intencionados como em "E.T." ou "Encontros imediatos do 3º grau", mas aniquiladores implacáveis. As expectativas são, naturalmente, altíssimas.
Guerra dos mundos Realizador steven spielberg Actores tom cruise, dakota fanning , justin chatwin, tim robbins Género: ficção científica Estreia: 7 de julho