Corpo do artigo
Renteria chegou ao F. C. Porto há três meses e mantém a folha de serviços completamente limpa - ainda não marcou nenhum golo nos quatro jogos disputados. De facto, o avançado colombiano atravessa uma crise de eficácia, mas que já se arrasta desde os tempos do Internacional de Porto Alegre. O último remate certeiro aconteceu há quase nove meses, quando assinou o segundo golo da equipa brasileira frente ao LDU, do Equador, em jogo da Taça dos Libertadores da América.
O golo foi marcado a 19 de Julho do ano passado, na sequência de uma jogada de contra-ataque. Rematou de primeira e tirou dos calções o célebre cachimbo em homenagem a Saci, a mascote do clube do Rio Grande do Sul. A partir daí, Renteria tem andado desencontrado dos caminhos do golo - no terreno do Benfica, por exemplo, esbanjou uma soberana oportunidade na recta final do desafio que podia ter dado a vitória ao F. C. Porto.
Dois golos no Brasileirão
A última época é fácil de explicar em termos de eficácia. O ponta-de-lança, de 21 anos, marcou quatro golos na Taça dos Libertadores, prova conquistada pelo Internacional de Porto Alegre. Chegou a ser decisivo em algumas eliminatórias, mas, no campeonato brasileiro, foi pouco acutilante. Só somou dois remates certeiros - o primeiro frente ao Santa Cruz, em Abril; o último diante do Atlético Paranaense, em Maio. Precisamente, há quase um ano. Mas no Estadual Gaúcho, entre Janeiro e Abril, marcou quatro golos. Contabiliza, assim, um total de dez tentos em 2006.
Antes de se transferir para o F. C. Porto, Renteria passou a recta final da época como opção do treinador Abel Braga no banco de suplentes. Foi titular pela última vez a 15 de Outubro, quando o Internacional derrotou o Fluminense, por 1-0. Aliás, de Junho a Dezembro, só jogou de início em quatro desafios da Série A, tapado por Rafael Sobis, Adriano Pato e Fernandão. Mas também por causa de uma lesão que o impediu de participar no Mundial de Clubes - o problema já está completamente debelado.
Esta época, o ponta-de-lança soma quatro desafios e foi titular num jogo da Liga Portuguesa - frente ao Marítimo. Depois de ter estado magoado, regressa aos convocados frente à Académica. Será hoje que regressa aos golos? NAL