Corpo do artigo
O primeiro-ministro garantiu hoje que o Governo honrará os compromissos assumidos em 2006 na concertação social para a valorização gradual do Salário Mínimo Nacional (SMN) até atingir os 500 euros em 2011.
"O Governo apresentará uma proposta que honra os compromissos políticos assumidos na concertação social", afirmou José Sócrates.
O primeiro-ministro, que respondia a uma pergunta do deputado comunista Honório Novo, não revelou, contudo, qual o valor que será fixado pelo Governo para o SMN no próximo ano. "Quanto pensa aumentar o SMN em 2008?", questionou Honório Novo, do PCP, partido que já anunciou que irá apresentar na Assembleia da República uma proposta de aumento do SMN para os 426,5 em 2008, valor que consideram corresponderá ao aumento gradual do SMN para poder chegar em 2009 aos 450 euros e em 2011 aos 500 euros.
Em Dezembro de 2006, em sede de concertação social foi alcançado um acordo que que prevê uma valorização gradual do SMN de forma atingir os 500 euros em 2011. O acordo prevê que o SMN seja fixado nos 450 euros em 2009 e que os valores intermédios (2008 e 2010) sejam sujeitos à analise e parecer anual da comissão tripartida, a ser criada, e serão fixados pelo Governo depois de ouvidos os parceiros sociais.
O SMN é actualmente de 403 euros.