Artista brasileira deixa as novelas de parte para poder conduzir o programa "Mapa Mundi, Oi" Magazine vai estrear no GNT brasileiro antes de chegar a Portugal
A actriz que nos ecrãs portugueses se apresenta como Olga, na novela "Chocolate com Pimenta", esteve em Portugal para gravar uma série de peças para um programa de viagens que a vai levar a destinos bem díspares do planeta. Antes de se despedir e prosseguir viagem, para Sevilha, falou ao JN da primeira espreitadela que deu a Portugal.
[Jornal de Notícias] A novela "Chocolate com Pimenta" tem obtido boas audiências em Portugal. Sabia disso?
[Priscila Fantin] Já percebi, ao andar na rua. Sabia que a novela passava aqui, mas não imaginava que fosse a mais vista. Tenho sido muito abordada.
E o que lhe dizem, se é que lhe dizem alguma coisa...
Falam que a personagem é muito mazinha e que eu sou, pessoalmente, muito diferente. Pedem-me autógrafos.
Do seu ponto de vista, o que justifica o sucesso da novela?
Acho que se deve à sua fantasia, ao colorido. As personagens são muito típicas, do género das que conhecemos desde crianças: o vilão, o mocinho.
Há outras novelas com personagens com essas características. O que terá esta de especial?
Julgo que leva tudo isso ao exagero. Elas são tipificadas ao máximo. Tal como a magia da história. Tudo é fantástico.
Chegou a Portugal para gravar um programa de viagens. É a primeira experiência como apresentadora?
Sim. E estou a gostar muito. É uma oportunidade que não queria perder. Já fomos a Lisboa, ao Chiado, a Belém, ao Castelo de São Jorge.
O objectivo é mostrar um bocadinho de Portugal aos brasileiros?
E não só. Vamos percorrer vários países. O nome do programa é "Mapa Mundi,Oi". Começámos foi por Portugal, mas vamos seguir para Espanha, etc.
Do que já viu do país, o que destaca?
As pessoas são muito simpáticas, mas todas muito diferentes...
Diferentes como?
Entre si, as caras não são nada parecidas umas com as outras. Curioso ainda é que têm sempre uma história para contar.
Dos locais turísticos que visitou, qual elege?
Fátima. Gostei muito, foi emocionante. Não por ser católica, porque não o sou, mas por causa da energia daquele lugar.
É sabido que os brasileiros têm dificuldade em perceber os portugueses. Quando trabalhou com o actor Nuno Lopes, em "Esperança", confrontou-se com esse problema?
Ele começou logo a falar com as nossas girias. Já estive com ele, encontrei-me com ele no Chiado. O Nuno também vai aparecer no programa. Aliás, vão aparecer uns dez portugueses. O objectivo do "Mapa Mundi" é mostrar a cultura local dos países. Se possível, dar a conhecer o estilo de vida das pessoas.
Este é o trabalho que mais desejava fazer neste momento?
É um sonho. Já o tinha desde criança. Costumava brincar de apresentadora. Quando surgiu a possibilidade de tirar o projecto do papel e de o tornar realidade, aceitei na hora.
O que é que fez nesse sentido?
Bom, trabalho numa empresa que é a rede Globo, e o GNT é um canal do cabo que faz parte dela, mas tive, ainda assim, que tratar do processo burocrático. Vou ter de ficar um pouco afastada das novelas para poder realizar este sonho.
Quase que não parece um trabalho, é isso?
Foi difícil contornar algumas coisas no Brasil, para que pudesse fazê-lo. Tive de recusar alguns convites. Tive de pôr de parte três deles. Como sou funcionária, tivemos de chegar a um acordo .
Quis muito fazer o programa? Vai perder dinheiro por isso? Vou aprender tanta coisa com ele, que o resto não interessa. Conhecer estes lugares, sempre foi um sonho. Aliás, deve sê-lo para qualquer jovem. Estou muito empenhada para que corra tudo bem.
Uma equipa de seis pessoas em viagem
O programa que vai mostrar Priscila Fantin, de 21 anos, a fazer turismo, terá 26 episódios e vai começar no GNT brasileiro em Outubro. A Portugal chegará também através da versão internacional do canal, mas ainda não há data prevista para a estreia.
As suas gravações far-se-ão durante seis meses. Depois da pasagem por Portugal, Espanha, Irlanda, Escócia, segue-se um curto descanso no Brasil, para que alguns dos seis membros da equipa sejam substituídos por outros colegas.
Na segunda fase do périplo, o primeira paragem será feita no México. Até Dezembro, a actriz que deu nas vistas em "Malhação" estará ocupada com o papel de apresentadora. Em Janeiro, regressa às novelas.
