Corpo do artigo
Cerca de 150 pessoas já responderam ao inquérito que está a ser feito pela direcção do Teatro Aveirense, com o objectivo de conhecer o público que habitualmente frequenta esta casa de espectáculos. Os responsáveis pelo Aveirense querem conhecer melhor o seu público, saber do que gostam, quais os seus interesses e preferências culturais, hábitos de lazer, tudo com o objectivo de "ajustar as actividades do teatro aos interesses do nosso público", afirma Maria da Luz Nolasco, directora-geral do Teatro Aveirense.
Mas não é só. Os inquéritos, feitos durante os espectáculos na sala principal - até ao momento já foram realizados quatro - têm outro propósito avaliar o serviço que o teatro presta, quer ao nível da apresentação, conforto, preços, entre outros aspectos. "Os dados recolhidos serão depois analisados e deverão ser apresentados em Dezembro", acrescentou Ana Génio, dos Serviços Educativos do Teatro Aveirense. Este estudo está a ser desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Este estudo poderá servir também, no entender da directora do Teatro, para combater as oscilações de público que se continuam a verificar. Há dias em que os espectáculos têm sala cheia, e outros em que não conseguem, sequer, encher meia casa. "Estamos a tentar perceber o porquê destas oscilações. Precisamos de perceber se estão relacionadas com os próprios interesses e gostos pessoais do nosso público ou se se devem a alguma deficiência nos canais de divulgação", explica Maria da Luz Nolasco.
Depois de conhecidos os resultados destes inquéritos ao público do Teatro Aveirense, os responsáveis esperam também canalizar esses dados para o enriquecimento da política de mecenato, uma das aposta desta direcção. "Uma das mudanças que introduzimos foi a de criar a imagem do Mecenas Tutor, que pode ser uma qualquer instituição ou até mesmo um grupo de amigos. Depois de sabermos que tipo de público nos procura e de que espectáculos mais gostam, já podemos criar novos mecenas deste tipo, que é também um dos nossos objectivos. Assim, a entidade que ficar responsável por uma determinada área, já sabe que tem um público que a aprecia e que virá aos espectáculos", sublinha Maria da Luz Nolasco.
O Teatro Aveirense já possui um Mecenas Tutor. "Trata-se da Ourivesaria Vieira, que escolheu a área da música. Todos os donativos deste mecenas serão utilizados na realização de espectáculos de música, organização de workshops, acções de sensibilização e formação nesta área", explica a directora.