Em virtude do Dia Mundial do Teatro, que se celebra depois de amanhã, a RTP1 resolveu assinalar a data com "um evento televisivo", assim apelidado por José Fragoso, director de Programas da estação pública. Posto isto, logo após o "Telejornal" será transmitida em directo do Teatro da Trindade, em Lisboa, a peça "O dia das mentiras", ao que se seguirá um debate subordinado às problemáticas em que o teatro se entronca em Portugal.
A partir do mesmo palco, a discussão contará com diversas vozes atinentes ao tema e cuja moderação estará a cargo de José Carlos Malato. Uma das presenças confirmadas é a de Fernando Gomes, encenador da peça. O texto da autoria de Rui Mendes parte da adaptação de duas comédias de Almeida Garrett "Falar verdade a mentir" e "Um Noivado no Dafundo. E do elenco constam nomes caros ao público, como João Didelet , Luís Mascarenhas, Ângela Pinto e Igor Sampaio.
A ideia subjacente a esta iniciativa é "levar o teatro ao país inteiro", recuperar "uma tradição que se tem vindo a escassear ao longo das décadas", reinventado assim uma prática "outrora regular" no pequeno ecrã.
"Incrementar a relação entre o teatro e a televisão" é um desafio assumido por José Fragoso, acrescentando que "uma equipa de realização com cerca de 30 pessoas e seis câmaras a captar uma peça em directo, é algo que não se faz há muitos anos".
O director de Programas não inviabiliza a possibilidade de apostas análogas no futuro "A partir desta experiência esperamos lançar condições para olhar o teatro como uma componente de televisão".
Por sua vez, o Provedor do Telespectador, Paquete de Oliveira, refere que "há efectivamente pedidos na generalidade para que a RTP invista mais em conteúdos de expressão cultural", dos quais o teatro é um dos expoentes máximos. Além das mensagens neste sentido, o Provedor recorda que um dos programas "Voz do cidadão", que remonta a 7 de Abril do ano transacto, foi dedicado a esta temática.
