Corpo do artigo
Brasília, 26 Abr (Lusa) - A brasileira Oi anunciou a aquisição da Brasil Telecom (BrT) por 5,863 mil milhões de reais (2,226 mil milhões de euros) e passará a ser a operadora de telefonia dominante em todos os Estados, à excepção de São Paulo.
"A Telemar entende que a complementaridade dos serviços telefónicos fixos comutados, dos serviços de telefonia móvel e dos serviços de comunicação de dados prestados pela Telemar e pela BrT permitirá a obtenção de economias de escala e de escopo que resultarão no melhor atendimento das necessidades do mercado e dos consumidores", refere em comunicado a holding que detém a operadora Oi.
O negócio ainda depende de mudança na legislação do sector, já que actualmente é proibido uma empresa de telefonia fixa comprar outra de diferente área de actuação.
O Credit Suisse ficará responsável pela aquisição até que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) altere a legislação.
O banco suíço cederá imediatamente sua posição de comissário para a Telemar após as mudanças na lei.
A aquisição da Brasil Telecom pela Oi depende também da aprovação dos órgãos reguladores - Anatel e Conselho Administrativo de Defesa Económica (Cade), que ainda não foram notificados oficialmente.
O contrato assinado entre Oi e BrT prevê que a Anatel aprove a aquisição em até 240 dias e se ultrapassado este prazo, a Oi terá que pagar uma multa de rescisão de 490 milhões de reais (186 milhões de euros).
O contrato prevê também que, assim que a aquisição for concretizada, a Oi fará uma Oferta Pública de Acções (OPA) obrigatória para adquirir as acções de minoritários, de acordo com as regras da Comissão de Valores Mobiliários.
A Oi também deverá fazer uma OPA voluntária para adquirir até um terço das acções preferenciais da Brasil Telecom Participações e da BrT.
Independentemente da conclusão do contrato, a Telemar pagará 315 milhões de reais (119 milhões de euros) para eliminar todas as pendências judiciais relativas à disputa do controlo accionário da BrT.
A compra da BrT anunciada na sexta-feira está a ser acertada desde Dezembro passado.
A Oi é a maior empresa brasileira de telecomunicações, com actuação em 16 estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, nos sectores de telefonia móvel e fixa.
CMC.
Lusa/Fim