O "Telejornal" é o noticiário líder há um ano e um mês, no horário nobre, provando ter uma quota de espectadores estável.
O programa informativo da RTP 1 alcançou uma quota de espectadores ('share') de 32,8% no mês Setembro e, curiosamente, volta a registar a mesma percentagem de espectadores em Outubro. Segundo dados da Marktest relativos ao 'share' médio do mês passado, o "Telejornal" mantém assim liderança, seguindo-se o "Jornal Nacional", da TVI (29,3%), e depois o "Jornal da Noite", da SIC (26%).
Recorde-se que desde Setembro de 2006, quando registou 30,7% de 'share', que o "Telejornal" é o noticiário da noite mais visto pelos espectadores. Alvo da maioria das preferências é também o "Jornal da Tarde" a informação da RTP 1 continua a liderar, tendo alcançado um 'share' de 33,3% em Outubro. Isto, em detrimento do "Primeiro Jornal", da SIC (31,5%), e do "Jornal da Uma", da TVI (26,6%).
Note-se que o "Telejornal" foi, entretanto, o segundo programa mais visto anteontem pelos espectadores, já que atingiu um 'share' de 32,9%, confirmando uma audiência consolidada.
É na zona do Grande Porto que, de resto, há maior adesão a este programa informativo da RTP 1(10,6%), relativamente aos noticiários da SIC e da TVI. Já a Grande Lisboa dá um maior contributo para a audiência do "Jornal da Noite" (19,7%), no que se refere a dados do mês de Outubro. Os espectadores da zona Interior do país - os mais assíduos clientes da televisão portuguesa - dão, por sua vez, preferência ao "Telejornal" (28,6%).
No sentido de caracterizar o público dos noticiários, a Marktest conclui ainda que, em Outubro, entre o universo da população não activa, 62,5% dos espectadores também optam, em maioria, pelo noticiário da noite da RTP 1. Esta audiência conta com uma maior contribuição dos espectadores masculinos, com idades superiores a 55 anos, assim como da classe economicamente mais favorecida (classe A/B).
Curiosamente, entre o público com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos, há mais espectadores a preferir o noticiário nocturno da TVI (12,1%). Note-se que é esta camada etária que constitui o grosso da audiência de "Morangos com Açúcar", série juvenil emitida imediatamente antes do "Jornal Nacional".
