Amesterdão, Holanda, 18 Mar (Lusa) - A CP está a "preparar-se" para a alta velocidade, afirmou hoje o presidente da transportadora, Cardoso dos Reis, adiantando que a empresa criou uma nova equipa de missão para trabalhar o projecto.
"Estamos a preparar-nos para o negócio da alta velocidade", disse à agência Lusa Cardoso dos Reis, garantindo que a CP "tem competências para assegurar o serviço" e que não tenciona "ficar fora do projecto que será a bandeira da modernidade ferroviária do país".
Em declarações à margem do congresso de alta velocidade que decorre até quarta-feira em Amesterdão, na Holanda, o presidente da CP disse que a empresa fez "uma recomposição e uma injecção dinâmica na equipa de alta velocidade", que se traduziu na criação de "uma nova equipa de missão que ficará encarregue de trabalhar o projecto".
A unidade de alta velocidade da CP, que já existia há dois anos, foi, de acordo com Cardoso dos Reis, "renovada na dinâmica e na ambição".
Numa primeira fase, a equipa de alta velocidade da CP, que está sob a dependência directa do presidente da transportadora, ficará encarregue da realização de estudos e de análises técnicas que permitam "afinar" uma estratégia para o projecto.
Por isso, este ano, o investimento da CP na alta velocidade "não ultrapassará os 400 mil euros".
Posteriormente, esta equipa, que para já é composta por 5 elementos, irá "elaborar o modelo de negócio, avaliar os riscos, analisar as características dos comboios e estudar os sistemas tecnológicos que terão de ser desenvolvidos".
Cardoso dos Reis disse que a estratégia da CP para a alta velocidade consistirá em "potenciar os serviços que já são oferecidos aos passageiros e aprimorar as característica do comboio alfa pendular", que actualmente faz a ligação entre Lisboa e o Porto.
"O alfa pendular, que atinge os 220 quilómetros por hora, é o primeiro escalão da alta velocidade", sublinhou o presidente da CP, afirmando que será necessário apostar na qualidade e no conforto dos passageiros.
O primeiro concurso do projecto português de alta velocidade, entre Poceirão e Caia, da ligação Lisboa-Madrid, será lançado em Junho.
CSJ.
Lusa/Fim
