Torga: João Botelho recorda percursos do escritor no documentário "A terra antes do céu"
Lisboa, 10 Ago (Lusa) - O realizador João Botelho seguiu os caminhos trilhados pelo escritor Miguel Torga e rodou "A terra antes do céu", um documentário encomendado pela Delegação Regional de Cultura do Norte e que estreará em Outubro no Festival DocLisboa.
A propósito do centenário do nascimento de Miguel Torga, que se assinala no domingo, o realizador João Botelho aceitou rodar um documentário cujo mote primeiro seria "Torga, retratos e paisagens".
"No entanto acabei por apresentar um registo mais abusivo e fiz um filme sobre a personalidade de Torga", afirmou João Botelho à agência Lusa.
O documentário regista ensaios do grupo Camerata Senza Misura para uma série de concertos inspirados na obra do escritor e ao mesmo tempo recupera os caminhos que Torga percorreu na região do Douro e de Trás-os-Montes.
"A terra antes do céu" conta com a participação do padre Avelino Augusto da Silva, amigo de Miguel Torga, e do actor José Pinto, num registo visual muito próximo do escritor.
João Botelho rodou o filme em São Martinho da Anta, terra natal de Torga, no miradouro de São Leonardo de Galafura, sobre o Douro, e na região de Vila Real, recordando "os caminhos de Torga, as pedras e as urzes", refere o cineasta.
O título do documentário remete, segundo João Botelho, para aquela ideia de que Torga "era um religioso profano, um médico que acredita mais na ciência. Um caminhante solitário".
O documentário foi encomendado a João Botelho pela Delegação Regional de Cultura do Norte (DRCN) com o intuito de celebrar o centenário do nascimento de Torga.
"Queríamos aliar um transmontano como o João Botelho e a sua arte cinematográfica à obra de Torga", explicou à Lusa João Luís Sequeira, da DRCN e da organização das celebrações do centenário.
O filme terá uma antestreia a 12 de Outubro no Teatro de Vila Real, no dia em que decorrerá um seminário intitulado "Torga, outras leituras", que contará com António Arnaut, Augusto Santos Silva, Renato Nunes e, ainda por confirmar, Mário Soares e a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
Posteriormente, o documentário passará no Festival DocLisboa, também em Outubro, e será editado em DVD a 14 de Dezembro, encerrando as comemorações dos cem anos do nascimento de Miguel Torga.
SS.
Lusa/Fim
