TV Galiza vai emitir, durante os meses de Outubro e Novembro próximos, dois documentários que têm a marca portuguesa de Filipe José Carvalho. Um sobre a escritora brasileira Nélida Piñon, que tem ligações àquela região espanhola, e outro sobre a vida de dois ex-futebolistas, Naybet e Karpin, que passaram respectivamente pelo Deportivo da Coruña e pelo Celta de Vigo, e que acabaram por radicar a sua vida na Galiza.
Natural de Avintes (Vila Nova de Gaia), Filipe José Carvalho vive actualmente em Nagoselo do Douro, S. João da Pesqueira. Dá aulas de várias disciplinas da área das Ciências da Comunicação e Artes Visuais, no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, mas continua a trabalhar na produção audiovisual. Os dois documentários que a TV Galiza se prepara para estrear decorrem da boa aceitação que a mesma estação deu a outros dois trabalhos realizados enquanto trabalhou numa produtora de Vila Real e um terceiro, de 26 episódios, efectuado o ano passado, sobre a cozinha atlântica.
"Para mim, é um orgulho ter trabalhado para a TV Galiza, pois mostrou que confia no meu trabalho", salienta o produtor, que reconhece que o facto de ser português também influenciou a sua escolha para o documentário sobre Nélida Piñon, que obrigava a uma ida ao Brasil. "As entrevistas e toda a reportagem foram feitas em Português", observa. Para o trabalho dos ex-futebolistas, teve de se deslocar a Marrocos e à Estónia, além de percorrer várias localidades galegas.
O jovem realizador começou há pouco tempo a trabalhar por sua conta e espera vir a ter algum futuro no ramo. "Digo sempre que sou professor do Piaget, mas acredito que com o tempo virei a fazer do audiovisual a minha profissão principal", afirma. Isto apesar de reconhecer que em Portugal "é complicado" viver do sector, ainda por cima radicado no interior do país.
Claro que pode também socorrer-se de trabalhos para instituições públicas e privadas da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. É o caso do filme promocional do concelho de S. João da Pesqueira, como coração do Alto Douro Vinhateiro, cuja produção está a efectuar neste momento.
Nélida Piñon é pouco conhecida em Portugal, mas no Brasil foi a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras. Em Espanha, é uma escritora conceituada, já que é filha e neta de galegos. No ano passado, ganhou o prémio Príncipe das Astúrias para as letras. O documentário pretende aproximar o espectador da sua vida e obra.
O jogador de futebol marroquino Naybet passou pelo Sporting de Portugal antes de ir para a Galiza, onde continua a viver depois de pendurar as chuteiras. À semelhança do ex-colega, o russo Karpin, mantém uma vida empresarial. A TV Galiza vai dar a conhecer as várias facetas das suas vidas. Em Portugal, só será possível ver estes documentários na TV Galiza através da TV Cabo.
