Corpo do artigo
O "mistério" que envolveu uma das vacas da CowParade, desaparecida na madrugada de quarta-feira do Campo Pequeno, foi ontem desvendado por uma empregada do Pólo Universitário da Ajuda, que a encontrou à porta da Faculdade de Veterinária.
Pelas 7 horas, elementos da esquadra da PSP do Calvário foram avisados pelos vigilantes daquele pólo universitário de que a empregada de limpeza tinha avistado a vaca "Cowpyright", uma das 101 esculturas de fibra de vidro que integram a exposição CowParade.
José Cardoso, da organização da exposição, adiantou que a escultura, da autoria de Paulo Macedo, foi levada para a esquadra do Calvário, onde foi recolhida para ser "tratada", já que tinha uma pata danificada que carece de restauro. Depois dessa intervenção, regressará ao Campo Pequeno, assegurou, sem adiantar quando.
Este caso de vandalismo preocupou a organização da exposição, mas segundo José Cardoso foi considerado uma "situação caricata". Contudo, o responsável da CowParade salientou que se os autores do furto forem encontrados, a organização vai exigir o pagamento de uma indemnização pelos estragos causados.
Desde o início da mostra, que ficará patente nas ruas da cidade até ao final de Agosto, outras esculturas já foram danificadas.