Literatura

Ana Paula Jardim conquista Prémio Literário Glória de Sant'Anna

Ana Paula Jardim conquista Prémio Literário Glória de Sant'Anna

"Roupão azul" vence edição 2021 de certame dedicado à poesia.

Galardão destinado a primeiras edições de livros de poesia em Portugal, países e regiões lusófonas, a nona edição do Prémio Literário Glória de Sant'Anna atribuiu a vitória à escritora portuguesa Ana Paula Jardim, pela obra "roupão azul", editada pela Guerra & Paz.

O júri, através de Otília Martins, referiu tratar-se de um "livro de uma grande mestria de escrita e uma notável audácia de análise. Nas suas palavras, "roupão azul" é uma "indiscutível obra com peso próprio e uma visão nova, servida por uma linguagem firme, segura, magistralmente colada a uma prospeção impiedosa das relações humanas". Lassalete Borges, Ana Mafalda Leite, Teresa Moure e Andrea Paes foram as restantes juradas.

PUB

O lote de finalistas do Prémio Literário Glória de Sant"Anna incluiu Samuel F. Pimenta, Francisco Guita Jr., João Luís Barreto Guimarães, José António Lozano, André Osório, Maria José Quintela e José Luís Peixoto.

Nascida em Coimbra, Ana Paula Jardim receberá um prémio de 3 mil euros e uma gravura original, de uma série de retratos de Glória de Sant'Anna, padroeira do evento, da autoria de Rui Paes

Devido à pandemia, a habitual cerimónia de entrega do prémio não se realizará.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG