Tradição

Caretos de Podence já são Património Imaterial da Humanidade

Caretos de Podence já são Património Imaterial da Humanidade

Os caretos de Podence (Macedo de Cavaleiros) já são Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, juntando-se assim ao Fado, ao Cante Alentejano, ao fabrico de Chocalhos e aos Bonecos de Estremoz.

A decisão foi anunciada, esta quinta-feira à tarde, após aprovação durante reunião da organização em Bogotá, na Colômbia.

A candidatura, designada "Festas de Inverno Carnaval de Podence", foi considerada "exemplar" pela UNESCO.

António Carneiro, o presidente da Associação dos Caretos de Podence , um dos grandes impulsionadores da tradição, disse ao JN que este reconhecimento " é uma mais-valia para toda a região do Nordeste Transmontano e para toda a identidade única que tem. A história dos caretos perde-se nos tempos, é uma tradição que passa de geração em geração".

"No fundo, é um reconhecimento de 40 anos, que andamos a fazer esta caminhada, com muitas dificuldades. Mas, finalmente conseguimos que esta tradição fosse reconhecida mundialmente ", acrescentou.

António Carneiro avalia esta classificação como um "grande contributo para que os naturais e os descendentes de Podence e de toda a região vejam isto de outra forma. Este reconhecimento acarreta também mais responsabilidade. Daqui para a frente estamos obrigados a um plano de salvaguarda que fazemos questão de cumprir". O responsável já havia anunciado que a ideia é a de ter na aldeia um espaço digno da tradição Podence e para todos os caretos da região transmontana e que, para concretizar este projecto foi convidado o arquiteto Souto de Moura. "Queremos agregar tudo o que são os rituais de inverno nesta região num memso espaço", especificou.

Foi em 1985, quase à beira da extinção, que o ritual do Entrudo Chocalheiro ganhou vida, quando se organizaram e transformaram o grupo numa associação cultural, com o objetivo principal de preservar estes eventos tradicionais.

Na aldeia de Podence, o carnaval, também designado por entrudo chocalheiro, é um dos eventos mais importantes do calendário anual.

Outras Notícias