Corpo do artigo
Em função da sua natureza deíctica, é possível apresentar a seguinte classificação: deixis pessoal (que indica as pessoas do discurso, permitindo selecionar os participantes na interação comunicativa. Integram este grupo os pronomes pessoais, os determinantes e pronomes possessivos, os sufixos flexionais de pessoa e número. Vejamos o seguinte exemplo: (nós) estamos em casa. E tu?); deixis espacial (que assinala os elementos espaciais, tendo como ponto de referência o lugar em que decorre a enunciação, evidenciando a relação de maior ou menor proximidade relativamente ao lugar ocupado pelo locutor. Especifica a localização espacial de objetos ou indivíduos, a partir de um ponto de referência - "aqui" - correspondente ao espaço ocupado pelo locutor. Advérbios, locuções adverbiais de lugar e demonstrativos e alguns verbos que indicam movimento integram a deixis espacial. Atentemos nos seguintes exemplos: Chega-me esse casaco. Devem dirigir-se para aqui. Nesta escola são muito exigentes.) A deixis temporal localiza, no tempo, factos, tomando como ponto de referência o "agora" da enunciação. Na verdade, a interpretação referencial dos tempos verbais e das locuções adverbiais temporais é sempre dependente, quer do momento da enunciação - "agora", "hoje"- quer de um "tempo-origem", construído no contexto verbal com o qual estabelece uma relação de anterioridade, simultaneidade ou posterioridade. Desempenham esta função os advérbios, locuções adverbiais ou expressões de tempo e sufixos flexionais de tempo - modo - aspeto. Vejamos os seguintes exemplos:
Hoje não vi televisão (simultaneidade); quando abriste a janela, o gato já tinha fugido (anterioridade); para a semana, vou fazer compras (posterioridade).
Por último, temos a deixis social que assinala a relação hierárquica existente entre os participantes da interação discursiva e os papéis por eles assumidos. Servem de suporte a esta função os elementos linguísticos pertencentes às chamadas formas de tratamento. Exemplo: O senhor diretor, dá-me licença?
* Professora de Português e formadora para a área da língua portuguesa
jn.acordoortografico@gmail.com