
As férias em família são um desafio. As crianças querem tempo e atenção, por isso os jogos familiares são uma boa opção. O JN elabora 12 sugestões que lhe podem facilitar as férias.
Corpo do artigo
Ansioso pelas férias? Por ler um livro tranquilamente na praia, dar uns mergulhos, deixar a marca do sol no corpo. Ou simplesmente relaxar na sombra nas horas em que o calor aperta, enquanto desfruta de uma bebida fresquinha e ouve uma boa música vendo o desfalecer das ondas.
Para quem vai em família, o filme não é tão pacífico. As crianças querem tempo e atenção e há que encontrar atividades para entretê-las, porque a alegria de sentir os pés na areia desvanece nos primeiros dez minutos de estância e depois há que arranjar atividades para galhofar. Aqui deixamos sugestões, sem recurso a grandes meios que não sejam os naturais para fazer atividades em família durante a estância balnear.
JOGO 1 - Enche o balde
Divida a família ou o grupo de pessoas em duas equipas. A cada grupo é dado um recipiente pequeno e um grande e são colocados à mesma distância da água. Por estafetas cada equipa tem de ir à água encher o recipiente pequeno e despejar no grande até que encha totalmente. Ganha o jogo quem o conseguir fazer mais rapidamente.
JOGO 2 - Corrrida de toalhas
Para jogar este jogo são necessários pares e uma toalha de praia. Aproximem-se de uma zona livre e desenhem no chão a meta e a partida. Um elemento fica sentado na toalha de praia e o outro tem de puxá-lo. Ganha o par que chegar primeiro à meta. Para os mais dotados fisicamente pode fazer o mesmo jogo mas de carrinho. Um elemento pega nas pernas de outro que com as mãos no chão faz a corrida.
JOGO 3 - Atira o chinelo
Este é um jogo individual para o qual necessita apenas uma meta e calçado. O problema deste jogo é que só é passível de ser jogado numa praia com pouca gente de outra forma corre o risco de acertar em alguém. Ponha os jogadores todos em linha e é só ver quem consegue atirar o calçado mais longe.
JOGO 4 - Conta guarda-sóis
Cada equipa escolhe uma cor e só têm de contabilizar o número de guarda-sóis de cada cor. Para este jogo é muito importante haver um árbitro para o caso de uma das equipas alargar o horizonte até ao infinito e ver mais guarda-sóis, onde realmente já ninguém vê nada.
JOGO 5 - Relógio de sol
Encontrar 12 pedras e dispô-las em circulo, encontrar um pau e pô-lo exatamente no meio do circulo para que nos vá dizendo as horas que são. Uma atividade didática para os mais pequenos. Este jogo pode ser especialmente interessante para quem está de férias, mas não consegue abandonar o telefone ou o relógio.
JOGO 6 - Teatro de sombras
Ao final da tarde ou ao início da manhã, quando o sol não está no seu pico, as sombras tornam-se mais notórias na praia. Assim, poderá fazer um teatro de sombras com os mais pequenos que podem adivinhar de que animal ou objeto se trata, olhando apenas para a sombra.
JOGO 7 - Coleções de conchas
Para este jogo cada equipa tem de encontrar búzios e conchas que tenham furos para que possam fazer uma pulseira. A equipa que conseguir encontrar mais rapidamente o número suficiente para fazer uma pulseira ganha.
JOGO 8 - Jogo de dardos
Como num jogo de dardos, desenhe um círculo grande com vários círculos concêntricos mais pequenos dentro deste. Dentro de cada um escreva a pontuação com pequenas pedras cada um dos jogadores tenta acertar o mais perto do alvo possível e vai tendo diferentes pontuações.
JOGO 9 - Caça ao tesouro
Desenhe um grande quadrado no chão, ou delimita-se com toalhas. Todos os jogadores têm de fechar os olhos ou estar de costas voltadas. O árbitro enterra os objetos na areia, a equipa que conseguir encontrar os objetos mais rapidamente ganha. Convém não esconder objetos valiosos não vá nenhuma das equipas encontrá-lo e o árbitro não ser capaz de o encontrar também.
JOGO 10 - Cabeleiras de algas
Junto da água procurar as algas mais temíveis que vão chegando, trazidas pelas ondas, organizá-las todas e ver quem consegue fazer a maior cabeleira de algas. Neste jogo ganha quem se conseguir aproximar mais do cabelo de um monstro marinho.
JOGO 11 - Jogo da corda
Risque uma reta no chão e ponha cada equipa a segurar os extremos da toalha quem passar a corda para o lado do adversário perde. As equipas têm de ser similares a nível de força. Uma variante do jogo da corda com toalhas de praia.
JOGO 12 - Construções na areia
As contruções na areia são um clássico. Há as menos ambiciosas que se resumem a castelos e muros com fossos para tentar impedir a subida da maré. Para os mais velhos existem as obras de arte que tardam horas. Faça consoante a sua habilidade.
