
Cantor já respondeu em tribunal sobre outra acusação de plágio
Michael M. Santiago / Getty Images via AFP
Depois de vencer o processo em tribunal sobre um alegado plágio na melodia do êxito "Shape of You", o cantor e compositor britânico Ed Sheeran é novamente acusado de plagiar canções. Desta vez, está em causa uma possível cópia de "Let's Get It On", de Marvin Gaye, na composição de "Thinking Out Loud".
Já arrancou o julgamento, em Nova Iorque, para determinar se o tema "Thinking Out Loud", da autoria de Ed Sheeran, é, ou não, plágio do clássico do soul de 1973 "Let's Get It On", interpretado por Marvin Gaye e coescrito por Ed Townsend. Os herdeiros do produtor alegam existir "surpreendentes similaridades e elementos comuns" entre as duas canções.
CoOXbP7hmc0
Por outro lado, os advogados do cantor britânico afirmam que "há dezenas, se não centenas, de canções anteriores e posteriores" à canção de Gaye, "que utilizam a mesma progressão de acordes ou uma similar", declararam à agência de notícias Associated Press.
lp-EO5I60KA
A família de Martin Gaye não faz parte do processo contra Ed Sheeran, embora anteriormente já tenha processado, com sucesso, os artistas Robin Thicke, Pharrell Williams e T.I. pelas semelhanças entre a canção "Blurred Lines" e "Got to Give it Up".
Esta não é a primeira acusação do género levantada contra Ed Sheeran. Em abril de 2022, foi a tribunal defender que não copiou parte da melodia de "Oh Why", de Sami Chokri e Ross O'Donoghue, no seu tema "Shape of You". O tribunal de Londres decidiu a seu favor.
Agora, o músico enfrenta novas acusações de plágio. O tema em causa foi um êxito na lista Billboard Hot 100 dos Estados, vencendo inclusivamente o Grammy de "Canção do Ano" em 2016.
Este processo teve início em 2017, mas o julgamento só começou agora. O testemunho de Sheeran é esperado durante as próximas duas semanas.
