Banda desenhada

Filipe Melo vence Prémio Jorge Magalhães

Filipe Melo vence Prémio Jorge Magalhães

O romance gráfico "Balada para Sophie" valeu ao músico e escritor Filipe Melo o Prémio Jorge Magalhães de Argumento para Banda Desenhada, na sua primeira edição.

Desenhada por Juan Cavia, "Balada para Sophie" conta a história de um pianista que passa a vida obcecado por uma rivalidade doentia surgida na infância e cultivada apenas por si. Ao longo de meio século, que passa pela II Guerra Mundial ou a explosão da pop, o músico em causa passa por muitos sucessos e outras tantas frustrações que ao longo do livro vai narrar a uma jornalista que acampou à sua porta até conseguir uma entrevista.

Já publicado em Espanha, França e Estados Unidos, onde foi considerada uma das obras do ano para a New York Public Library, "Balada para Sophie", inicialmente editada pela Tinta da China e atualmente no catálogo da Companhia das Letras, também tinha arrecadado o troféu para Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português no Amadora BD 2021.

A editora Ala dos Livros, promotora do Prémio Jorge Magalhães, que tem por objetivo dignificar e valorizar o argumento na banda desenhada, anunciou também a atribuição de menções honrosas a Paulo J. Mendes por "O penteador" (da editora Escorpião Azul) e Ana Pessoa por "Desvio" (Planeta Tangerina, com desenho de Bernardo P. Carvalho).

"O penteador" é uma obra desconcertante e surreal, que ridiculariza de forma divertida e absurda políticos e religiosos, centrada na figura de um penteador de manequins e numa rica galeria de personagens que vivem ao ritmo de almoçaradas e bebedeiras, revelando-se uma lufada de surpresas e boa disposição.

PUB

Quanto a "Desvio", acompanha um jovem lisboeta, sozinho em casa no mês de agosto num exercício de introspeção e descoberta face às incertezas da vida e ao medo de falhar nas escolhas a fazer.

O júri deste prémio, que homenageia Jorge Magalhães, nascido no Porto em 1938, e autor de um sem número de contos e argumentos para BD, foi constituído por Hugo Pinto (divulgador de BD), João Miguel Lameiras (editor, argumentista, produtor e programador do Festival Coimbra BD), Paulo Monteiro (autor, vice-presidente do Clube Português de Banda Desenhada e Diretor do Festival de BD de Beja), Pedro Cleto (jornalista e divulgador de BD), e Maria José Magalhães Pereira, em representação da família.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG