O Museu do Louvre em Abu Dhabi é esta quarta-feira inaugurado e abre ao público no sábado, com 300 obras emprestadas por museus franceses. Apresenta-se ao mundo como um espaço cultural universal e símbolo de tolerância.
Corpo do artigo
Dez anos após o lançamento do projeto, o novo museu, concebido pelo arquiteto francês Jean Nouvel, será oficialmente inaugurado numa cerimónia prevista para as 20 horas locais (16 horas em Portugal continental), com a presença do presidente da República Francesa Emmanuel Macron.
Também estarão presentes o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed ben Zayed Al-Nahyane, entre outros responsáveis políticos, como o rei Mohammed VI de Marrocos.
Situado na Ilha de Saadiyat, na capital dos Emirados, o museu conta receber cerca de cinco mil visitantes nos primeiros dias da abertura, que será festejada até 14 de novembro.
Mohammed al-Moubarak, presidente da Autoridade para a Cultura e Turismo de Abu Dabi, vê neste museu o símbolo de "uma nação tolerante", e um espaço cultural aberto ao mundo e universal.
