Porto

Concerto evocativo e solidário com as vítimas dos fogos florestais

Concerto evocativo e solidário com as vítimas dos fogos florestais

A Universidade do Porto promove esta quinta-feira, na Igreja dos Clérigos, um concerto evocativo, de tributo e e solidário para com as famílias das vítimas e populações das localidades mais afetadas pelos incêndios florestais que recentemente atingiram o país.

O evento, com início às 21.30 horas e de entrada livre, reúne o Orfeão Universitário do Porto, a Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto e a Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, sob direção dos maestros António Sérgio Ferreira, Paulo Nunes e Paulo Martins.

Com esta iniciativa procura-se dar conta do "sentimento de solidariedade e apoio dos estudantes, da Universidade e da cidade do Porto às famílias das vítimas e populações das localidades mais afetadas. (...) Na longa tradição altruísta e solidária das gentes da Invicta, a grande comunidade académica da Universidade do Porto não poderia deixar de se associar ao profundo sentido de pesar que grassa em Portugal, face ao drama humano e à calamidade florestal em curso no centro do país", justificou ao JN Miguel Lello da organização do concerto.

A ideia, que partiu dos jovens universitários da cidade, está plasmada num programa que se encontra dividido em dois momentos: uma primeira parte em que se ouvirá o Orfeão Universitário do Porto, dirigido por António Sérgio ferreira, e com o pianista Nuno Areia, interpretarem "Ave Maria", de J. Dominguez, "Stabat Mater", Estevão de Brito, "Locus Iste, de A. Bruckner, "Laudate Dominum", de W. A. Mozart (com a Soprano Mariana Machado), "Benedictus", de Jacob de Haan, "The Lord Bless You and Keep You", e "Look at the World", estas duas peças de John Rutter.

Seguir-se-á a Associação dos antigos orfeonistas da Universidade do Porto, sob direção de Paulo Nunes, interpretarem "Jesus Bleibet Meine Freude", de J.S.Bach, "Sanctus (Missa D872), de F. Schubert e

"Signore delle Cime" de Giuseppe de Mazi. Já o Orfeão Universitário do Porto, trará a este concerto dois fados, "Crucificado", de Fortunato da Fonseca/Francisco Bastos, e "Canção das Lágrimas", de Armando Goes.

A segunda parte do concerto será preenchida com a Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto e Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira que, sob direção de Paulo Martins, interpretarão a Missa da Coroação em Dó Maior de W. A. Mozart. Seguir-se-á a Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto / Orfeão Universitário do Porto

e Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, que sob regência de Paulo Nunes fará ouvir o "Ave Verum", de W. A. Mozart.

O concerto servirá ainda de pretexto para uma angariação de donativos que serão canalizados para a União das Misericórdias Portuguesas. Aliás, a instituição também se associou ao momento difícil por que estão a passar as vítimas dos incêndios e disponibiliza um IBAN para recolha de donativos a favor das famílias afetadas: PT50 0036 0000 99105922157 78

ver mais vídeos