O Jogo ao Vivo

Ilusionismo

Hélder Guimarães: "Raramente vejo um programa de magia na televisão"

Hélder Guimarães: "Raramente vejo um programa de magia na televisão"

O mágico português de 35 anos trabalhou ao lado de Sandra Bullock e Cate Blanchett no filme "Ocean's 8", onde foi consultor. Está em Portugal com o espetáculo "Ponto de Fuga" e conversou com o JN sobre magia, oportunidades e Hollywood.

Aos quatro anos fez o primeiro espetáculo de magia no jardim de infância motivado pelo gosto do pai. Aos 35 anos, vive em Los Angeles, Estados Unidos, e realiza espetáculos um pouco por todo o mundo. O mais recente trabalho foi como consultor no filme "Ocean's 8" ao lado das atrizes Sandra Bullock e Cate Blanchett. O mágico Hélder Guimarães apresenta "Ponto de Fuga" nos dias 19, 20 e 21 de julho, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto.

"Não quer dizer que goste mais de trabalhar lá do que aqui", diz Hélder Guimarães ao JN. Mas a verdade é que fazer magia em Portugal ou nos Estados Unidos da América é muito diferente. "Os valores são diferentes e a repercussão para novos trabalhos também". Aos 29 anos, quando mudou do Porto para Los Angeles sentiu o peso de trabalhar numa indústria maior e mais competitiva.

"Culturalmente, o primeiro espetáculo foi estranho, porque estavam na plateia figuras muito mediáticas". Fosse o ator Steven Martin, a cantora Barbra Streisand ou o realizador J.J. Abrams, o público que começou a assistir aos espetáculos do mágico português tinha relevância no mundo de Hollywood. Foi neste processo que se deu a entrada no set de filmagens de "Ocean's 8".

"Um dos produtores assistiu a um dos meus espetáculos e enviou-me um email", explica o ilusionista. Dias depois, Hélder Guimarães estava sentado a ouvir a proposta. Daí para o encontro com Sandra Bullock e Cate Blanchett foi um salto muito pequeno. Ensinou a ambas a arte de iludir e enganar, uma das características mais associada aos seus truques de magia com cartas. "É tudo uma questão de perceção", remata.

Habituado ao mundo dos espetáculos, a ver e a consumir a arte dos melhores, Hélder Guimarães confessa que "dificilmente assiste a programas de magia na televisão". "Não tenho interesse em ver coisas falsas", comenta a propósito da ilusão criada através das câmaras de televisão. "Mas já vi programas absolutamente fabulosos".

Cresceu em Miragaia, no Porto, e estudou Teatro na Escola Superior de Música Artes e Espectáculo (ESMAE). A intenção de seguir e fazer da magia uma profissão não impediram a ida para a faculdade, sobretudo sabendo que os truques não eram suficientes para encantar o espectador. "Faço uma interceção entre a magia e as histórias. Gosto de colocar a magia num contexto social: sei que um tema num espetáculo há dez anos não tem o mesmo efeito que tem hoje".

Depois de Lisboa, Estarreja, Tróia, o Porto segue-se no calendário de o "Ponto de Fuga". O espetáculo, que mostra como os "vigaristas" trabalham, está em cena nos dias 19, 20 e 21 de julho no Teatro Sá da Bandeira. O preço do bilhete é de 18 euros.

ver mais vídeos