
AFP
O criador do extraterrestre "ET" e do monstro "Alien", o italiano Carlo Rambaldi, galardoado três vezes com o Óscar para os melhores efeitos especiais, morreu esta sexta-feira aos 86 anos, na Calábria (sul de Itália), divulgou um responsável local.
"Desaparece um dos génios internacionais do cinema, um mágico dos efeitos especiais", afirmou o conselheiro regional para a Cultura italiano, Mario Caligiuri, referindo que Rambaldi morreu no hospital de Lamezia Terme, localidade onde residia há vários anos. O responsável local não adiantou a causa da morte.
Nascido a 15 de setembro de 1925 em Vigarano Mainarda, no nordeste de Itália, Rambaldi foi distinguido em três ocasiões com o Óscar para os melhores efeitos especiais com os filmes "King Kong" (1976), "Alien" (1979) e "ET" (1982).
Rambaldi, diplomado pela Academia de Belas Artes de Bolonha, começou a frequentar o mundo do cinema em 1956, tendo colaborado com vários realizadores italianos como Mario Monicelli, Marco Ferreri (autor de "A grande farra"), Pier Paolo Pasolini e Dario Argento.
Já em Hollywood, Rambaldi consegue aperfeiçoar algumas técnicas de efeitos especiais, investindo na combinação entre a eletrónica e a mecânica.
Depois de criar o monstro "Alien" para o filme de Ridley Scott, em 1979, o especialista idealiza no início dos anos 1980 aquela que é considerada a sua obra-prima, o "ET", um pequeno extraterrestre que protagonizou o filme de Steven Spielberg.
Rambaldi também colaborou em outros filmes de sucesso como foi o caso dos "Encontros Imediatos do Terceiro Grau" (1977, também de Spielberg) e "Dune" (David Lynch, 1984).
