
Charles Aznavour
ROLF VENNENBERND/EPA
O cantor francês Charles Aznavour morreu aos 94 anos.
Aznavour, que nasceu Shahnour Varinag Aznavourian, em Paris, tinha ascendência arménia. Morreu em casa, nos Alpilles, sul de França.
Charles Aznavour tinha sofrido uma queda grave em que fraturou um braço, este verão, que o levou a cancelar vários concertos. O regresso aos palcos estava previsto para 8 de novembro.
O cantor de "La Bohème" vendeu mais de 100 milhões de discos em 80 países. Gravou perto de 1400 canções e escreveu para outros artistas. Participou também em perto de 60 filmes e telefilmes.
hWLc0J52b2I
Fora dos palcos, levava uma vida discreta. Casou por três vezes e teve seis filhos.
Ao longo de 62 anos de carreira, que começou em 1946, embora um ícone maior da canção francesa, transformou-se numa estrela mundial. Em 2017, teve direito à sua estrela no Passeio da Fama, em Hollywood.
Charles Aznavour atuou a 10 de dezembro de 2016, em Lisboa, no então Meo Arena, atual Altice Arena, culminando uma digressão internacional, que passara por mais de uma dezena de cidades. O cantor e compostor escreveu um fado para Amália Rodrigues, "Aïe mourir pour toi", por quem confessara uma profunda admiração e amizade.
0CzhMz6y9s8
Em 2007, gravou com a cabo-verdiana Mayra Andrade a canção "Je danse avec l'amour".
Charles Aznavour tinha já atuado em 2008 em Portugal, ano em que recebeu a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, e em que anunciara a sua retirada dos palcos, tendo realizado uma digressão mundial.
