
Joe Cocker morreu esta segunda-feira. O cantor tinha 70 anos e lutava contra um cancro de pulmão.
Corpo do artigo
O intérprete, que nasceu em Sheffield, no norte de Inglaterra, em 20 de maio de 1944, gravou êxitos como "You are so beautiful" (1974), "Up where we belong" (1983), "You can leave your hat on" (1986) e "Unchain my heart" (1987).
Em 1968, o cantor apresentou uma nova versão do tema "A little help from my friends", da dupla John Lennon/Paul McCartney, dos Beatles, que conquistou o primeiro lugar da lista das músicas mais vendidas naquele ano. O single foi número um no Reino Unido e o álbum chegou ao 35.º lugar do top norte-americano.
[Youtube:bRzKUVjHkGk]
Joe Cocker foi um dos músicos que participaram, em 1969, no lendário concerto de Woodstock, nos Estados Unidos. No ano passado, quebrou todos os recordes pessoais, no que respeita a espetáculos na Europa.
Ícone do rock e do blues, John Robert Cocker começou a carreira em 1964 e gravou cerca de 30 álbuns. Em 1983, recebeu o Grammy pela canção "Up where we belong", um dueto com Jennifer Warnes que o filme "Oficial e cavalheiro", protagonizado por Richard Gere, tornou famoso.
A ligação com o cinema não ficou por aqui. "You can leave your hat on" foi outro tema celebrizado num filme, neste caso, o "9 Semanas e meia", com Mickey Rourke e Kim Basinger nos papéis principais.
Nos anos 1990, continuou a somar êxitos, embora menos frequentemente. "Across from midnight" é de 1997 e "No ordinary love" de 1999. "Respect yourself" chegou em 2002 e o álbum de versões "Heart & soul" foi editado em 2004.
A sua prestação em Woodstock - Live At Woodstock - foi editada em CD em 2009. O últimoºálbum de estúdio, "Fire it up", foi lançado em 2012.
Cinco anos antes, tinha sido agraciado com a Order of the British Empire, honraria que lhe deu o título de Cavaleiro Inglês, tornando-se um Sir, pelos serviços prestados à Coroa Inglesa e pela contribuição para a música.
Célebre pela voz rouca e pelos movimentos espasmódicos em palco, o cantor atuou por diversas vezes em Portugal (em 1991, esteve no Estádio de Alvalade; em 2005, no festival Vilar de Mouros e em 2011 no Algarve, na última atuação cá).
Numa lista elaborada pela revista norte-americana "Rolling Stone", Joe Cocker foi considerado o 97.ºmelhor vocalista de todos os tempos.
O antigo baterista dos Beatles, Ringo Starr, lamentou, através do Twitter a morte do artista: "Adeus e Deus abençoe Joe Cocker. Paz e amor", escreveu.
