O artista de 76 anos morreu esta sexta-feira, vítima de doença prolongada, avança a SIC Notícias. Eduardo Nascimento venceu o Festival da Canção em 1967 com a canção "O vento mudou".
Corpo do artigo
Eduardo Nascimento nasceu em Luanda, Angola, a 26 de junho de 1943, mas tinha ascendência portuguesa pela parte do avô materno.
Foi um dos primeiros afrodescendentes a pisar o palco do Festival da Canção, ainda durante o Estado Novo, em 1967. Interpretou a canção "O Vento Mudou", que viria a ficar em 12.º lugar, na competição europeia, em Viena, de acordo com o histórico da Eurovisão.
Na segunda metade dos anos 60, o músico foi também líder do conjunto angolano "Os Rocks".
Além da carreira na música, Eduardo Nascimento integrou o pessoal de terra da TAP durante a ponte aérea entre Luanda e Lisboa, em novembro de 1975, a dias da independência de Angola.
Voltou à música pontualmente, sobretudo em espetáculos de evocação dos festivais. Em anos recentes chegou a admitir à imprensa o regresso à carreira de cantor, com um repertório próprio, num projeto com o maestro Nuno Feist.
Mudou-se definitivamente para Portugal em 1985, já depois do processo de descolonização.
https://www.youtube.com/watch?v=Hf4NizmlouY
O corpo do cantor estará, este domingo, em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa. Já na segunda-feira, pelas 14.00 horas, terão início as exéquias fúnebres, com a celebração da missa de corpo presente, seguindo o funeral para o crematório do Alto de S. João, em Lisboa.