Autor do musical "West Side Story" somou dezenas de prémios, entre os quais um Óscar, oito Grammy e um Pulitzer. Morreu aos 91 anos.
Corpo do artigo
O compositor e letrista Stephen Sondheim, lenda da música norte-americana que escreveu o musical "West Side Story" quando tinha apenas 27 anos, morreu aos 91 anos, adiantou fonte próxima do artista ao jornal The New York Times.
Segundo o seu advogado, Stephen Sondheim morreu repentinamente na manhã de sexta-feira na sua habitação em Roxbury, Estado do Connecticut, após ter celebrado na véspera o Dia de Ação de Graças junto de amigos.
Sondheim foi uma das figuras mais importantes do teatro musical do século XX, recebeu elogios por ter reinventado os musicais norte-americanos e somou inúmeros prémios ao longo de 60 anos de carreira.
Desde os seus primeiros sucessos no final dos anos 1950, quando escreveu as letras de West Side Story e Gypsy, até aos anos 1990, quando escreveu as letras de Assassins e Passion, Stephen Sondheim foi uma força teatral "implacavelmente inovadora", destaca o The New York Times.
O seu trabalho juntava palavras e músicas de uma forma que realçava as duas formas de arte.
As décadas de 1970 e 1980 foram o seu período mais produtivo, onde criou uma série de obras surpreendentemente originais e variadas como Company (1970), Follies (1971), A Little Night Music (1973), Pacific Aberturas (1976), Sweeney Todd (1979), Merrily We Roll Along (1981), Sunday in the Park With George (1984) e Into the Woods (1987).