O prémio EDP Novos Artistas, que visa distinguir talentos emergentes das artes plásticas, tem na oitava edição nove candidatos. As obras seleccionadas podem ser vistas a partir de este sábado e até 10 de Maio no Museu da Electricidade, em Lisboa.
Corpo do artigo
António Bolota, Bruno Cidra, Gabriel Abrantes, Gonçalo Sena, Hernãni Gil, Margarida Paiva, Mauro Cerqueira, Nuno Rodrigues de Sousa e Sónia Almeida são os nove candidatos escolhidos num universo inicial de 450.
Um deles será o vencedor de um prémio que, em edições anteriores distinguiu nomes como Joana Vasconcelos (2000), Leonor Antunes (2001) e Vasco Araújo (2002), artistas que, nos últimos anos, se têm destacado a nível internacional.
O Prémio EDP Novos Artistas, que começou por ser atribuído anualmente, passa a ter carácter bienal a partir da presente edição.
José Manuel dos Santos, director cultural da Fundação EDP, sublinha o facto de o galardão , no valor de 10.500 euros, "ter a particularidade de, ao contrário de outros prémios, apostar na investigação uma vez que o vencedor, com a verba recebida, terá de desenvolver um projecto que represente uma melhoria e aprofundamento do seu trabalho" .
Recorde-se que, em 2005, a exposição teve lugar em Coimbra e o vencedor foi João Leonardo e
em 2007, realizou-se no Porto, tendo sido galardoado André Romão.
