O prémio EDP Novos Artistas, que visa distinguir talentos emergentes das artes plásticas, tem na oitava edição nove candidatos. As obras seleccionadas podem ser vistas a partir de este sábado e até 10 de Maio no Museu da Electricidade, em Lisboa.
António Bolota, Bruno Cidra, Gabriel Abrantes, Gonçalo Sena, Hernãni Gil, Margarida Paiva, Mauro Cerqueira, Nuno Rodrigues de Sousa e Sónia Almeida são os nove candidatos escolhidos num universo inicial de 450.
Um deles será o vencedor de um prémio que, em edições anteriores distinguiu nomes como Joana Vasconcelos (2000), Leonor Antunes (2001) e Vasco Araújo (2002), artistas que, nos últimos anos, se têm destacado a nível internacional.
O Prémio EDP Novos Artistas, que começou por ser atribuído anualmente, passa a ter carácter bienal a partir da presente edição.
José Manuel dos Santos, director cultural da Fundação EDP, sublinha o facto de o galardão , no valor de 10.500 euros, "ter a particularidade de, ao contrário de outros prémios, apostar na investigação uma vez que o vencedor, com a verba recebida, terá de desenvolver um projecto que represente uma melhoria e aprofundamento do seu trabalho" .
Recorde-se que, em 2005, a exposição teve lugar em Coimbra e o vencedor foi João Leonardo e
em 2007, realizou-se no Porto, tendo sido galardoado André Romão.
