Pela primeira vez, a Igreja dos Clérigos recebeu um espetáculo de videomapping inspirado num poema de Fernando Pessoa. O evento que começou em abril e decorre até 16 de outubro, já recebeu mais de 20 mil visitantes.

Porto

Espetáculo multimédia sobre Fernando Pessoa já atraiu mais de 20 mil visitantes aos Clérigos

Espetáculo multimédia sobre Fernando Pessoa já atraiu mais de 20 mil visitantes aos Clérigos

O público fica assim convidado a embarcar numa viagem interior e a explorar parte do universo de Fernando Pessoa, num espetáculo que promove uma reflexão sobre o papel do ser humano no Mundo. "Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir" é mote para 30 minutos de música, luz e poesia.

"Spiritus" é uma iniciativa que permite a cada visitante "sentir tudo excessivamente" ao imergir num espetáculo de videomapping, que invoca o heterónimo Álvaro de Campos, a ser o ponto de partida para uma experiência 360 graus.

O respeito pela simbologia religiosa, pela arquitetura e visita à Igreja dos Clérigos exigiram a realização de um trabalho que durou cerca de um ano e que culminou com "oito projetores de alta resolução, 24 focos de luz, um laser principal e uma máquina de fumo", que ajudaram a tornar vivo um tempo que é imaginário e que em último caso contacta com a espiritualidade de cada um.

"Foi bastante desafiante ter em consideração toda a arquitetura do edifício, mas também a nível conceptual de conseguir enquadrar esta sinergia com o espetáculo", revela Inês Oliveira do atelier criativo "OCubo".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG