Desmantelada rede de tráfico de droga: apreendidas 283 botijas de óxido nitroso
Uma megaoperação policial resultou, na terça-feira, na detenção de 13 pessoas e na apreensão de grandes quantidades de droga, armas de fogo e óxido nitroso, no âmbito da operação “Balloon”, conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Santa Maria da Feira.
Corpo do artigo
A operação, desenvolvida nos distritos de Aveiro e Porto, visou o cumprimento de oito mandados de detenção fora de flagrante delito, 15 buscas domiciliárias e três não domiciliárias, incluindo viaturas.
A investigação, com cerca de sete meses de duração, começou por incidir sobre um suspeito de crimes contra o património e tráfico local de droga no norte do distrito de Aveiro, tendo evoluído para a identificação de uma rede estruturada com ligações ao Porto. Segundo a GNR, o grupo era composto maioritariamente por indivíduos desempregados, com antecedentes criminais, e alguns ligados à segurança privada.
A ação envolveu um forte contingente policial: 66 militares da GNR dos comandos territoriais de Aveiro, Porto e da Unidade de Intervenção, e 90 operacionais da PSP do Comando Metropolitano do Porto, incluindo elementos da investigação criminal, da Unidade Especial de Polícia e do Grupo de Operações Especiais (GOE).
Foram detidas 13 pessoas, com idades entre os 25 e os 50 anos: oito com mandado judicial (sete homens e uma mulher) e cinco em flagrante delito (quatro homens e uma mulher).
Durante as diligências, foram apreendidas 30 742 doses de heroína, 3795 doses de cocaína, 549,46 doses de haxixe e diverso material utilizado para o corte e acondicionamento de droga, bem como mais de 15 mil euros em numerário. Em termos de armamento, foram apreendidas cinco pistolas, um revólver, uma caçadeira, dois bastões extensíveis, duas soqueiras e 182 munições. As autoridades apreenderam também 283 botijas de óxido nitroso, com capacidade de dois quilos cada, vulgarmente conhecido como “gás hilariante”, e ainda seis veículos ligeiros.
Os detidos serão presentes ao Ministério Público no DIAP de Santa Maria da Feira. Com esta operação, foi possível desarticular uma rede criminosa doméstica, responsável pelo tráfico de haxixe, cocaína, heroína e óxido nitroso, e por crimes contra o património nos concelhos de Santa Maria da Feira, Gondomar, Penafiel, Vila Nova de Gaia e Porto.
Apreensões de óxido nitroso disparam
As apreensões de botijas de óxido nitroso aumentaram 650% em 2025. Há riscos do consumo recreativo da substância, também conhecida como “gás hilariante”. O uso continuado de óxido nitroso pode provocar danos sérios no sistema imunitário, alterações de memória e outros efeitos neurológicos, sobretudo quando consumido fora de qualquer controlo médico.