
Lisboa, 08/10/2025 - Entrevista com a professora da Universidade Lusófona, Célia Oliveira, durante a gravação do podcast "Educar tem ciência". (Líbia Florentino/Global Imagens)
Neste episódio do "Educar Tem Ciência", podcast da Iniciativa Educação feito em parceria com o JN e a TSF, Célia Oliveira, professora da Universidade Lusófona, defende que a autoridade é uma competência essencial para os professores.
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"Autoridade não é autoritarismo, nem deve confundir-se com coerção para a obediência", afirma a professora da Universidade Lusófona Célia Oliveira. A gestão eficaz da sala de aula deve basear-se numa "relação de cooperação e de confiança entre professor e alunos e também entre os próprios estudantes, e deve combinar estratégias de controlo e de responsividade", acrescenta a docente e psicóloga. A meta, defende, "é capacitar os alunos, promovendo a sua autonomia e auto-regulação".
Célia Oliveira adianta que "as estratégias que conferem previsibilidade na sala de aula têm um impacto significativo na prevenção da indisciplina e no rendimento dos alunos", e também no nível de satisfação dos professores.
Na prática, "quanto menos tempo o professor precisar de gastar a gerir as distrações e a intervir sobre os comportamentos disruptivos dos alunos, mais tempo lhe vai sobrar para a instrução", explica.

"O professor é um agente imprescindível e insubstituível para a construção de uma sociedade melhor"
Formação e valorização social dos docentes
Por outro lado, esta investigadora considera fundamental que os professores tenham acesso "a formação contínua sobre organização e gestão da sala de aula, de forma a poderem levar esta tarefa a bom termo".
Célia Oliveira refere ainda a necessidade da valorização social do papel do professor, porque é "um agente imprescindível e insubstituível para a construção de uma sociedade melhor".
Pode seguir o Educar tem Ciência na rádio ou em tsf.pt, no site da Iniciativa Educação, no canal JN e nas plataformas de podcast.

