
Com um investimento previsto de 4.000 milhões de euros entre 2025 e 2030, a Fundação "la Caixa" apresenta um plano estratégico ambicioso, que coloca o bem-estar das pessoas no centro da sua ação social, investigação e cultural.
Corpo do artigo
A Fundação "la Caixa" acaba de anunciar o seu Plano Estratégico 2025-2030. Com um investimento global de 4.000 milhões de euros ao longo de cinco anos, a instituição traça uma nova etapa que reforça a sua missão de combater desigualdades e promover o progresso social. Este compromisso, que combina ação direta com alianças institucionais, reflete uma visão de proximidade: acreditar nas pessoas para transformar comunidades.
Um investimento que se traduz em impacto social
Mais de metade do investimento previsto será aplicado em programas de ação social, muitos com presença ativa em Portugal. São disso exemplo os programas Proinfância, que combate a pobreza infantil; Incorpora, que promove a empregabilidade entre pessoas em risco de exclusão; e Sempre Acompanhados, que apoia idosos em risco de isolamento.
O plano estratégico dá também especial atenção à humanização da saúde, através do programa Apoio Integral a pessoas com doenças avançadas - Humaniza, que proporciona apoio psicossocial e espiritual a pessoas em situação de fim de vida e aos seus familiares. Atualmente, este programa conta com 76 equipas, compostas por mais de 320 profissionais, distribuídas por 173 hospitais em todas as comunidades autónomas de Espanha e em Portugal.
Outro ponto central são os apoios a projetos de entidades sem fins lucrativos em Espanha e em Portugal. No nosso país, destacam-se os concursos Promove (destinado a apoiar iniciativas inovadoras em áreas estratégicas com o objetivo de promover o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal) e os Prémios BPI Fundação "la Caixa", nas suas quatro modalidades: «Capacitar», «Solidário», «Seniores» e «Infância». De destacar também o papel da Fundação "la Caixa" no cofinanciamento de projetos no âmbito da Portugal Inovação Social cofinanciando iniciativas sociais com respostas inovadoras, através da mobilização de fundos europeus e de outras entidades públicas e privadas.
O Observatorio Social da Fundação promove ainda apoio à investigação social em Portugal e Espanha, através das convocatórias Social Research Call, Flash e Conecta, além de divulgar conhecimento com publicações especializadas.
A Fundação "la Caixa" continuará a apoiar entidades sociais através de linhas de financiamento específicas e a apostar em projetos locais, com foco nas comunidades mais vulneráveis. Em Portugal, onde a Fundação atua desde 2018, continuará a ampliar a sua rede de ação para responder aos novos desafios sociais.
A proximidade é a base da ação da Fundação "la Caixa". Com mais de oito anos de presença em Portugal, a instituição mantém uma rede ativa de parceiros no território, promovendo inclusão social, apoio a famílias vulneráveis e respostas locais com impacto real.

Ciência e talento para mudar o mundo
A investigação continuará a ser uma prioridade. Através dos concursos CaixaResearch e CaixaImpulse, a Fundação "la Caixa" apoia projetos de investigação e inovação em biomedicina e saúde, contando em Portugal com a parceria estabelecida com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia no financiamento conjunto de projectos de investigação portugueses. Está igualmente previsto o reforço do CaixaResearch Institute, o primeiro grande centro de investigação transversal e interdisciplinar especializado em imunologia das doenças em Espanha e um centro de referência mundial, destacando, em Portugal, a participação da Fundação "la Caixa" no GIMM - Gulbenkian Institute for Molecular Medicine.
O plano inclui também colaboração com centros de investigação de excelência e a promoção de ações de divulgação da ciência. Exposições, ações educativas e projetos de divulgação científica continuarão a aproximar o conhecimento das pessoas, assumindo o saber como motor de desenvolvimento humano e social.
Cultura como bem essencial
A cultura continua a ser um dos pilares da intervenção da Fundação. Em 2024, a rede de centros CaixaForum está presente em nove cidades espanholas e recebeu mais de três milhões de visitantes. O CosmoCaixa, um dos principais museus de ciência da Europa, registou mais de um milhão de visitas no último ano, promovendo o progresso social através da divulgação científica.
Em Portugal, o impacto também se alarga, com exposições itinerantes, projetos como o Creactivity, ações em parceria com escolas, bibliotecas e, em particular, a colaboração com instituições culturais de referência.
De relevar também, o canal digital CaixaForum+ que continuará a democratizar o acesso à cultura e à ciência, com uma programação diversa, inclusiva e gratuita.
O conhecimento também transforma. A aposta em ciência, cultura, educação e inovação reforça o compromisso da Fundação com uma sociedade mais equitativa e preparada para o futuro. Porque investir em talento é investir em mudança.

Novas frentes, mesma missão
O novo Plano Estratégico até 2030 introduz linhas de ação em áreas emergentes como a saúde mental, a longevidade ativa e a sustentabilidade. Estas frentes respondem a desafios complexos de uma sociedade em transformação, onde o apoio social exige abordagens interdisciplinares, empáticas e eficazes.
A inovação será transversal a todos os eixos: desde a digitalização de serviços e avaliação contínua de impacto até à forma como se comunicam e desenvolvem novas respostas sociais. A Fundação "la Caixa" quer evoluir com os tempos sem perder de vista a sua essência: estar próxima de quem mais precisa.
A proximidade continua a ser a marca da instituição. Através de centros, programas e equipas distribuídas pelo território, a Fundação reafirma o seu compromisso com uma sociedade mais justa, equitativa e consciente do seu potencial transformador.
Acreditar nas pessoas, promover o conhecimento e apoiar quem mais precisa: estes continuam a ser os pilares da Fundação "la Caixa". Com um plano robusto e uma visão clara, o futuro faz-se de proximidade, inovação e compromisso. Porque mudar o mundo começa por transformar vidas, uma de cada vez.
Saiba como a Fundação "la Caixa" está a transformar comunidades com o Plano Estratégico 2025-2030.
Plano Estratégico em dados
Cultura, ciência, saúde mental e inclusão como eixos prioritários
- 4.000 milhões de euros até 2030
- Orçamento anual de 800 milhões de euros em 2030
- A área social representará cerca de 60 % do investimento anual
- Oito anos de atuação e presença crescente em Portugal
- Novos centros CaixaForum em Barcelona, Tenerife e Málaga
- Em 2025, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica em Portugal

