
Durante quatro dias, vai ser possível assistir a exposições de máquinas agrícolas, mostras de produtos regionais, espetáculos de dança, concertos, sunsets e até fazer batismo de equitação. Até às 18h00 e no domingo a entrada é gratuita.
Corpo do artigo
O mês de setembro é sinónimo de regressos: à escola, ao emprego, às rotinas e à AgroSemana. Dez anos depois da primeira edição, a Póvoa de Varzim volta a ser, durante quatro dias, casa de um dos setores mais tradicionais da economia portuguesa.
Depois dos 75 mil visitantes que recebeu na edição passada, a Feira Agrícola do Norte prepara-se da melhor forma para acolher no Espaço AGROS, em Argivai, quem não quer perder a oportunidade de saber um pouco mais sobre agricultura ou simplesmente ouvir boa música enquanto come bem. Bárbara Bandeira, Matias Damásio e Rui Veloso estão entre os artistas confirmados e prometem dar música ao evento nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, respetivamente.
No primeiro dia, o recinto da feira que une o mundo rural ao público urbano estará aberto entre as 9h30 e as 00h30; nos dias 1 e 2 de setembro, entre as 9h30 e a 01h30, e no dia 3 de setembro, entre as 9h30 e as 20h00.
Com atividades e espetáculos para todos os gostos, que incluem angariações para o Banco Alimentar contra a Fome Porto, resta apenas saber com o que pode contar em cada um dos dias. A 31 de agosto, além da sessão de abertura e do concerto da Bárbara Bandeira, haverá um espetáculo de dança. A 1 e 2 de setembro vai poder desfrutar dos concertos de Matias Damásio e Rui Veloso, mas antes disso pode ir beber uma bebida fresca nos sunsets e depois dar um pezinho de dança com o DJ John Diaz & DJ Miguel Teixeira e com os Groove Addiction. Entre caminhadas, de humanos e cães, demonstrações de obediência e concursos de raças, o difícil vai ser não querer participar em tudo.
AgroSemana decorre entre 31 de agosto e 3 de setembro, com entrada gratuita até às 18h00 e durante todo o dia de domingo.
Além de tudo isto, não faltarão expositores de diferentes áreas do setor e, para quem é profissional do meio agrícola, visitas a Campos de Ensaios e sessões e seminários sobre temas atuais, como a agricultura de precisão. No decorrer da AgroSemana, poderá ainda inscrever-se para visitar Quintas Agrícolas de produção de leite e conhecer o produto que todas as manhãs tem na sua mesa e levar os mais pequenos – e não só – a conhecer diversos animais ou até a fazer um batismo de equitação
E, para ser uma festa portuguesa com certeza, a boa gastronomia não pode faltar. Este ano, os showcookings são uma das grandes apostas do evento, onde o destaque cai sobre os produtos nacionais de excelência. Com restaurantes dedicados a carne proveniente de raças autóctones, a petiscos tradicionais, streetfood e até uma zona apenas de doces, a Praça da Alimentação promete ser o espaço ideal para descontrair com a família e os amigos, com direito a animação musical.
A entrada é gratuita para menores de 12 anos, assim como até às 18h00 e durante todo o domingo. Nos restantes dias, a partir dessa hora tem um custo diário de cinco euros, ou de 12 euros, se preferir comprar o passe geral – sendo que ambos podem ser comprados na Ticketline, através dos parceiros oficiais ou no próprio espaço AGROS. A instituição apoiada nesta edição será o Banco Alimentar contra a Fome Porto.
Se já não consegue pensar noutra coisa, admitimos já que nós também não. Até lá, pode dar uma espreitadela àquilo que o espera aqui.

