Por Vila Nova de Famalicão já se encontra tudo a postos para desfrutar de uma semana intensa de festejos populares. Música, desfiles, comida, bebida e fogo-de-artifício estão assegurados.
Corpo do artigo
Quem disse que o Santo António, em Portugal, só se comemora com pompa e circunstância por Lisboa? No Norte do país, mais em concreto na cidade de Vila Nova de Famalicão, esta tradição é assinalada, todos os anos, num clima de folia e diversão completas. 2024 não é, naturalmente, exceção e a Câmara Municipal de Famalicão preparou um conjunto de iniciativas que prometem animar, de novo, os seus cidadãos e todos os visitantes que passam pelo concelho nesta altura. A noite de 12 para 13 de junho será, conforme a tradição, o momento forte das Festas Antoninas, mas as comemorações iniciam-se logo no dia 7 e vão por aí fora até chegar à última e grande noite.
Música ao vivo
A acompanhar a sardinha assada, as farturas, o algodão-doce e o verde dos manjericos estão concertos variados, desfiles, rusgas ou eventos desportivos (bem apropriados para ajudar a queimar as calorias das iguarias típicas da época). Ao todo, são quase 40 atividades distribuídas por uma semana de festejos e onde a adesão popular está garantida. Entre os nomes dos artistas que compõem o cartaz, menção desde logo para Tony Carreira e a sua atuação no dia 9, às 22h00, na Praça D. Maria II. Antes disso, a 7 de junho, as hostilidades abrem-se com a sonoridade dos Wet Bed Gang, no dia seguinte, é a vez dos Sons do Minho marcarem o ritmo (ambos os espetáculos decorrem também na Praça D. Maria II). Finalmente, no dia de Santo António (13), Buba Espinho encerra o cardápio musical, no Parque da Devesa, junto ao lago. Todos os espetáculos são de entrada livre.
Famalicão é palco de mais umas Festas Antoninas ao ritmo de Tony Carreira, Wet Bad Gang ou Buba Espinho.
Desfile, corridas e pirotecnia
No que respeita à restante programação, o destaque vai para o grande desfile das Marchas Antoninas a 12 de junho, pelas 21h15, com início na avenida de França e exibição nos Paços do Concelho. O tema deste desfile prende-se com os 100 anos da Capela de Santo António e conta com a participação de 10 associações diferentes que vão passar pelas ruas famalicenses com os seus trajes fantasiosos e coloridos.
Outro evento sempre muito participado é o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado. Naquela que é a sua 13.ª edição, a prova de atletismo acontece dia 9, a partir das 10h00 e é aberta a todos os interessados, tendo partida e chegada no Parque da Juventude. O percurso abrange um total de dez quilómetros de corrida e seis de caminhada.
Para finalizar, e conforme não poderia deixar de acontecer numa festa portuguesa que se preze, nota ainda para o espetáculo pirotécnico que promete iluminar os céus de Famalicão. O fogo-de-artifício é lançado pela meia-noite de 13 de junho, no Parque da Devesa. Recorde-se que as Festas Antoninas de Famalicão foram há pouco tempo inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI).


