
A farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim celebra seis décadas e meia de presença em Portugal. Com um papel relevante nas áreas da saúde humana e animal, tem contribuído com inovação, investigação e compromisso social.
Corpo do artigo
Transformar vidas por gerações é o propósito que move a farmacêutica alemã, presente em Portugal desde 6 de maio de 1960. Ao longo destas seis décadas e meia, a Boehringer Ingelheim tem consolidado a sua atuação no país com um compromisso firme com a inovação, a investigação e a proximidade com a comunidade. Desde os primeiros produtos médicos ao forte investimento em investigação e desenvolvimento, a empresa tem apostado na inovação no tratamento de doenças complexas.
Investigação e inovação com marca portuguesa
Sandra Marques, diretora-geral da Boehringer Ingelheim Portugal desde 2014, destaca os avanços: “Temos sido pioneiros em áreas relevantes, nomeadamente na realização de ensaios clínicos, contribuindo para colocar Portugal no circuito da investigação internacional. Estabelecemos parcerias com instituições académicas e hospitais, desenvolvendo projetos de grande pertinência nas áreas da saúde humana e animal.”
As atividades de investigação, tanto internas como através de apoio a investigadores externos, são uma prioridade. Nos últimos 10 anos, a empresa investiu mais de 20 milhões de euros em investigação e desenvolvimento em território nacional. A aposta na formação contínua dos profissionais de saúde garante também o acesso às evidências científicas mais atuais.
Desde 1994 que os objetivos da empresa se traduzem numa ideia simples e clara: “Valor através da Inovação.”
Com uma cultura assente em colaboração, inovação e impacto duradouro nas comunidades, a farmacêutica orgulha-se do percurso em Portugal. “Começámos como uma pequena operação e crescemos para nos tornarmos uma referência em áreas como doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias. Também na saúde animal desenvolvemos um forte portefólio em parasiticidas e vacinas”, afirma Sandra Marques.
Rumo ao futuro: novas terapêuticas e soluções digitais
Em 2024, a empresa chegou a mais de 66 milhões de doentes em todo o mundo — um crescimento de 8% face ao ano anterior.
A Boehringer Ingelheim está a investir em áreas terapêuticas com elevado potencial clínico e social, assim como em soluções tecnológicas e digitais que promovam uma medicina mais preventiva, personalizada e sustentável.
Nos próximos cinco anos, a empresa prevê lançar 20 novos tratamentos na área da saúde humana. Entre eles, dois com chegada iminente, dirigidos a patologias como o cancro do pulmão e a fibrose pulmonar idiopática.
Também na saúde animal há novidades esperadas, incluindo novas formulações e produtos. Esta área representou 4,75 mil milhões de euros em vendas no último ano.
Com 65 anos de presença em Portugal, a Boehringer Ingelheim reforça o compromisso com a inovação na saúde humana e animal, investindo em investigação, sustentabilidade e proximidade com a comunidade.
Missão com valores
A Boehringer Ingelheim acredita que a inovação e a educação são pilares fundamentais para criar futuros mais justos e sustentáveis. Este compromisso traduz-se em ações que envolvem colaboradores, parceiros e comunidades.
Exemplos disso são o BI Award Innovation in Healthcare, que reconhece iniciativas sustentáveis em parceria com a Ordem dos Médicos, e o projeto Clean Air, sobre qualidade do ar em unidades de saúde, desenvolvido com o apoio da associação ambientalista Zero.
A responsabilidade social estende-se a iniciativas como o Padel4all, promovido com a Padel Sem Barreiras, que integra pessoas com deficiência através do desporto. Em parceria com a Associação Humanitária Domus, a empresa apoia projetos de reabilitação de habitação para famílias em situação de vulnerabilidade.
Há ainda projetos dirigidos a idosos isolados, através da colaboração com as Aldeias Humanitar, e programas com a EPIS – Empresários pela Inclusão Social, focados em mentoria, literacia em saúde (como “A Hora do Conto”) e bolsas sociais.
Sandra Marques, que iniciou o seu percurso na Boehringer Ingelheim em 1999, nas áreas de vendas e marketing, considera este aniversário um marco profissional e pessoal:
“Este aniversário é uma oportunidade para refletirmos sobre o que já alcançámos e para renovarmos o compromisso com o futuro. Queremos continuar a trabalhar com propósito, impacto e responsabilidade.”


